Avaliação do Brilho dos Cabelos
publicado em 01/10/2002
Randv Schueller e Perry Romanowski
Alberto Culver Company, Melrose Park IL, Estados Unidos
Estudos de pesquisa de mercado demonstraram que o brilho é um dos benefícios fundamentais que as mulheres esperam dos produtos hair care, especialmente de shampoos e condicionadores. Este artigo define o brilho, no contexto dos cuidados com os cabelos, e discute os meios de medi-Io.
Marketing research studies have shown that shine is one of the key benefits that women expect from hair care products, particularly from shampoos and conditioners. This article defines shine the context of the hair care and discusses ways to measure it.
Estudios de investigacion de mercado demuestran que el brillo es uno de los benefícios fundamentales que las mujeres esperan de los productos de hair care, especialmente los champús y los acondicionadores. Ese articulo define el brillo, en el contexto de los cuidados de los cabellos, y discute los medios de medirlo.
O que faz o Cabelo Brilhar?
Papel dos Produtos para "Hair Care"
Métodos para Testar o Brilho
Conclusão
A 3a edição do dicionário internacional Webster nos informa que brilhar significa "ser brilhante com reflexo de luz, cintilação ou clarão". Mas, o que o Webster não nos conta é que brilho é um dos mais buscados e dos mais sutis benefícios dos produtos para cuidados com os cabelos.
O que faz o Cabelo Brilhar?
• Estrutura física do cabelo: Para compreender o que faz o cabelo brilhar, precisamos, primeiro, conhecer a estrutura física dos cabelos. A cutícula (a camada mais externa do fio de cabelo) é a principal responsável pelo brilho. Em cabelos virgens, essas escamas sobrepostas não estão alteradas e empilham-se bem juntas umas com as outras, com cerca de cinco a dez camadas de espessura. Nessa configuração, formam uma superfície bem plana e relativamente refletiva. Mantêm-se firmes no lugar por meio de lipídios intercelulares, entre os quais as ceramidas, sendo protegidas por uma camada gordurosa composta por materiais como o ácido 18-metil-eicosanóico. Esses materiais naturalmente protegem a superfície dos cabelos contra danos.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Reiger M, ed. Harry's Cosmetology, 8th Edition, Chemical Publishing Co., New York, 2001
2. Robbins CR. Chemical and Physical Behavior of Human Hair, 2nd ed, Springer-Verlag NY, 1988
3. Schueller R & P Romanowski P. Hair tress testing, Cosmetics & Toiletries 114(11 ):47-52, 1999
4. Reich C, Robbins C&R. Light scattering and shine measurements of human hair: A sensitive probe of the hair surface, J Soc Cosmetic Chemists 44(4):221-234, 1993
5. Czepluch W et al. Gloss of hair surfaces: Problems of visual evaluation and possibilities for goniophotometric measurements of treated strands, JSCC, 44(11 ):229-318, 1993
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.