Metodologia
Lipodistrofia Localizada e Fibroedema Geloide
Considerações Finais

 

 

De maneira geral, a população tem modificado hábitos antigos em busca de melhorias em sua qualidade de vida, trazendo à tona o debate sobre recursos naturais e sua capacidade de melhorar a vida humana.1,2 Segundo Almeida (2002),3 “os recursos naturais se tornaram matérias-primas para o desenvolvimento de um consumo verde”, recursos que seriam produtos elaborados com base em ativos naturais.

Grandes empresas entraram no setor de “marketing ambiental” e/ou “ecológico” justificando esse ingresso por causa do aumento na demanda por esse mercado de produtos naturais.4 Segundo estudos apontados pela consultoria norte-americana Grand View Reserch, o mercado de cosméticos naturais e orgânicos foi de aproximadamente US$ 25,11 bilhões no ano de 2017. No Brasil, a estimativa é que haja aumento de 5% a 10% dessa classe de produtos até 2022.5

Nesse contexto, nos últimos anos, o consumo de produtos naturais tem aumentado. Pode-se dizer que um dos motivos para que esteja ocorrendo esse aumento são os novos valores da sociedade contemporânea. Estes, por sua vez, estão diretamente associados à qualidade de vida em geral das pessoas. E, no que se refere à qualidade de vida, a saúde, a estética e o bem-estar podem ser obtidos com o uso de formulações e ingredientes naturais.4,6

Partindo dessa perspectiva, ocorreu a mobilização de um novo modo de ser, o “ecologicamente correto”, que seria a associação de atitudes ecológicas com o pensamento humano.3 De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doenças ou enfermidades”. Consequentemente, o fibroedema geloide (FEG) – a celulite - e a lipodistrofia localizada são alguns dos problemas de desarmonia corporal que implicam diretamente na autoestima do indivíduo.7