Desafios  

Solução da Encapsulação   

Testes de Deposição  

Teste de Consumidor  

Conclusão

 

A fabricação de sabão em barra teve início no final do século 19, mas historiadores encontraram uma forma de sabão em barra datada de 2.800 anos a.C.1 Embora a tecnologia para a fabricação de sabões em barra tenha sido aperfeiçoada com o passar dos anos, o processo de fabricação e as fórmulas dos sabões sólidos permaneceram, essencialmente, as mesmas, envolvendo a conversão de gorduras, como sebo animal e/ou gordura de coco, em sabão, em um processo conhecido como saponificação. A saponificação é uma simples reação ácido-base, na qual os triglicerídeos reagem com um álcali forte, como hidróxido de sódio, gerando sabão e glicerina.

Hoje em dia, dispomos de vários processos modernos para produzir sabão e glicerina. Esses processos incluem saponificação em caldeira, saponificação contínua e neutralização de ácido graxo. Independentemente do processo usado, o produto final será sempre sabão, glicerina e água. Algumas das características comuns de um sabão em barra incluem o pH alcalino e a formação de espuma.

Historicamente, o sabão em barra tem sido usado para limpeza, embora diversos aperfeiçoamentos, ao longo dos anos, tenham possibilitado a adição de umectantes benéficos, esfoliantes e fragrâncias, além da criação de tamanhos e formatos exclusivos e do desenvolvimento de barrar translúcidas.