Intumescimento e Porosidade dos Cabelos
Resistência à Tensão
Experimental
Resultados e Discussão
Conclusão

 

Ao longo dos anos, foram realizados diversos estudos sobre a importância dos danos causados aos cabelos. Esses estudos avaliaram os efeitos danosos dos vários processos químicos, como ondulação permanente, tintura permanente e descolorantes.1-8

O método mais comumente utilizado para quantificar esses danos é a medida da alteração das propriedades de resistência à tensão mecânica dos cabelos. Esse método leva dois ou três dias na preparação das amostras de cabelo, além de precisar de, no mínimo, 30 ou 40 fios para análises estatísticas. Portanto, é preciso encontrar um outro método que seja igualmente valido, mas que leve menos tempo .

Um desses métodos poderia ser a determinação da porosidade ou a captação de água dos fios de cabelo, como foi descrito por Valko et al 9 e por Menkart et al.1 Porém, ao que se sabe, até hoje nenhum estudo correlacionou o método de resistência a tensão com o método de captação de água (aumento de volume, porosidade), após tratamentos químicos, como ondulação permanente, tintura permanente, branqueamento e relaxamento dos cabelos.