Óleo de Maracujá
Manteiga de Cupuaçu
Conclusão

 

No mundo inteiro existe a tendência de utilização de produtos vegetais, também conhecida como "onda verde". Entre os produtos de origem vegetal estão os extratos vegetais, extratos de flores, além de vários óleos. O mercado nos oferece diversas opções quando pensamos em aditivos naturais. Mas quais são as vantagens na utilização destas matérias-primas? Existe uma necessidade de informações técnicas neste setor e o grande desafio é transformar conhecimentos populares em histórico cientifico.

Os óleos vegetais são opções interessantes para o formulador, pois além de fontes de vitaminas e outros ativos, podem também oferecer benefícios devido a sua composição graxa. Algumas companhias concentram sua atenção nos ingredientes ativos presentes nos óleos e não se lembram de avaliar sua composição. Um exemplo é o óleo de buriti que possui beta-carotenos (provitamina A) em altíssima concentração, mas também tem uma composição graxa interessante similar ao óleo de oliva, rica em ácidos oleico e palmítico.

Quando são avaliadas as opções de óleos provenientes da flora brasileira, os benefícios vão além do forte apelo de marketing e da oportunidade de se trabalhar com preservação do meio ambiente. Através de estudos recentes vem-se comprovando benefícios para alguns óleos vegetais tornando-os excelentes ativos e auxiliares nas formulações cosméticas. Dois trabalhos recentes mostram benefícios interessantes a partir do óleo de maracujá e da manteiga de cupuaçu.