Avaliação de Eficácia de Produtos para Maquilagem
Maquilagem dos Olhos
Maquilagem Labial
Maquilagem Facial
Esmaltes de Unha
Conclusão

 

 

A maquilagem foi criada no Oriente Médio, há 5000 anos, com o objetivo de tomar mais atraente a aparência das pessoas. Todos os antigos egípcios usavam maquilagem. A pálpebra superior era coberta com galena (sulfeto de chumbo, PbS), os olhos eram destacados com uma linha sob os cílios inferiores com malaquita e os lábios eram coloridos em tons rosados. Outras maquilagens (como os pós) foram usadas como proteção contra o ressecamento, clima ensolarado e por motivos terapêuticos.

No século 16, a maquilagem começou a desempenhar um papel social e estético entre a nobreza francesa, e na corte real da França. A pele pálida era considerada a representação perfeita da beleza, ao passo que o bronzeamento estava associado as classes mais pobres. Após a Revolução Francesa, a maquilagem intensa, como a maquilagem dos punks de hoje em dia, perdeu seu significado de classe social.

Depois da primeira guerra mundial, com a ascensão da classe média e a popularidade das estrelas de cinema, as mulheres começaram a se permitir estar mais na moda. Nascia uma nova indústria: a indústria de cosméticos. Seu nascimento coincidiu com os primeiros filmes mudos e, especialmente, com o filme francês "Loulou", o primeiro filme no qual a estrela tinha o visual de melindrosa. As mulheres começaram a copiar aquele visual.