Uma Imagem Vale por Mil Palavras 

Mecanismo de Degradação da Cutícula 

Percepção do Consumidor   

Produtos para Recuperação  

Conclusão   

 

Após 25 anos na indústria de produtos para cuidados com os cabelos, nem um dia sequer deixei de me maravilhar com a estrutura incrivelmente complexa dos cabelos. Para a maioria das pessoas, a estética e a aparência visual geral dos cabelos são os fatores mais importantes e formam a espinha dorsal de uma indústria que movimenta US$ 70 bilhões por ano globalmente. Contudo, na visão dos cientistas, uma mecha de cabelos é um biocomposto natural admirável, cujas propriedades estão relacionadas com a preponderância de tijolos estruturais hierarquicamente assentados.

Isso talvez enseje a pergunta: “Por que a natureza deu-se ao trabalho de desenvolver esse material tão maravilhosamente intrincado? ”. Aparentemente, a resposta está na função primordial dos cabelos – parece plausível que os pelos protegia a pele de nossos ancestrais dos perigosos raios solares, ao mesmo tempo que a mantinham aquecida. Essas propriedades protetoras demandavam grande durabilidade para afrontar os rigores do mundo externo, com o crescimento constante dos cabelos e com seu ciclo regular de renovação, que também ajudam a manter barreira externa.

A “mãe natureza” nunca imaginaria a miríade de maneiras pelas quais os cabelos seriam desafiados em nome da beleza. Muitos de nós os lavamos com soluções tensoativas concentradas e os sujeitamos a vários tratamentos químicos para alterar seu formato e cor; os secamos e penteamos com ar quente; e os submetemos a uma forte abrasão ao penteá-los. Não é de estranhar que a estrutura dos cabelos fique comprometida e que suas propriedades se modifiquem. Essa ocorrência é