Cosméticos Halal
publicado em 09/04/2020
Luigi Rigano, PhD
ISPE srl, Milão, Itália
Para os muçulmanos, as regras adicionais para cosméticos são comandadas por uma única fonte, o Corão, e representam considerações sobre segurança, relacionadas aos cuidados com o próprio corpo. A certificação halal, de que trata este artigo, é, em sua essência, a especificação da cuidadosa supervisão de todos os ingredientes das fórmulas e dos detalhes de produção, e a sua garantia vem ganhando o interesse de um número crescente de consumidores.
For Muslims, additional rules for cosmetics are mandated by a unique source, the Quran, which implies further safety considerations related to the specific care of one’s body. Halal certification, outlined here, is essentially a synonym for the careful supervision over all formula and production details, and its guarantee has gained interest from an increasing number of consumers.
Para los musulmanes, las reglas adicionales para los cosméticos son obligatorias por una fuente única, el Corán, que implica consideraciones de seguridad relacionadas com el cuidado específico del cuerpo. La certifi cación Halal, descrita aquí, es essencialmente un sinónimo de la supervisión cuidadosa sobre todos los detalles de los ingredientes de una fórmula y sobre la producción, y su garantía ha ganado interés de un número creciente de consumidores.
Considerações sobre Ingredientes
Os Quatro Passos da Certificação
Ao redor do mundo são aplicadas diferentes normas restritivas para as formulações de cosméticos, proibindo ou limitando o uso de certos ingredientes. Por exemplo, as boas práticas de fabricação indicam os melhores procedimentos para que a produção e a embalagem sejam consideradas seguras. Em geral, essas limitações são baseadas em considerações de segurança, especialmente em relação ao potencial alergênico ou irritante de ingredientes e/ ou de suas combinações. Além disso, são cuidadosamente levados em consideração os potenciais efeitos colaterais, o perfil toxicológico de uma fórmula, a sensibilidade do local da pele onde o produto será aplicado e a idade do consumidor. Além disso, para ingredientes de origem animal, os perfis de pureza das matérias-primas e de suas misturas, a frequência de uso e a permanência do produto sobre a pele e as impurezas que este pode conter também são considerados. Tudo isso visa estabelecer a conformidade de um produto com os princípios de segurança do consumidor.
Na maioria dos casos, as restrições reúnem elementos necessários que impedem a comercialização dos produtos, garantem sua inocuidade fisiológica, além disso alertas especialmente redigidos devem estar presentes na rotulagem dos produtos. As atualizações dessas normas são realizadas regularmente conforme vão surgindo novos conhecimentos científicos e seguem a evolução das demandas da sociedade.
Fundamentos Halal
Para os muçulmanos, as regras adicionais para cosméticos são comandadas por uma única fonte, o Corão, e representam considerações sobre segurança, relacionadas aos cuidados com o próprio corpo, diferentes das regras anteriormente
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. M Harris. Good to eat: riddles of food and culture, Waveland Press Inc, 1998
2. Thomson Reuters. State of the global islamic economy 2013 Report, 2013
3. De Fonte T. Halal e haram. Disponível em: www.kosmeticanews.it/halal-e-haram. Acesso em: 18/4/2017
4. Certificazione Halal. Disponível em: www.whad-it.com. Acesso em:18/4/2017
5. M Colombini. Cosmesi Halal, un mercato in crescita, Kosmetica 3(2):26-30, 2016
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.