Fundamentos Halal    

O Mercado Potencial   

Halal versus Haram 

Considerações sobre Ingredientes  

Conformidade Halal   

Os Quatro Passos da Certificação  

Instituições Autorizadas   

Conclusão  

Ao redor do mundo são aplicadas diferentes normas restritivas para as formulações de cosméticos, proibindo ou limitando o uso de certos ingredientes. Por exemplo, as boas práticas de fabricação indicam os melhores procedimentos para que a produção e a embalagem sejam consideradas seguras. Em geral, essas limitações são baseadas em considerações de segurança, especialmente em relação ao potencial alergênico ou irritante de ingredientes e/ ou de suas combinações. Além disso, são cuidadosamente levados em consideração os potenciais efeitos colaterais, o perfil toxicológico de uma fórmula, a sensibilidade do local da pele onde o produto será aplicado e a idade do consumidor. Além disso, para ingredientes de origem animal, os perfis de pureza das matérias-primas e de suas misturas, a frequência de uso e a permanência do produto sobre a pele e as impurezas que este pode conter também são considerados. Tudo isso visa estabelecer a conformidade de um produto com os princípios de segurança do consumidor.

Na maioria dos casos, as restrições reúnem elementos necessários que impedem a comercialização dos produtos, garantem sua inocuidade fisiológica, além disso alertas especialmente redigidos devem estar presentes na rotulagem dos produtos. As atualizações dessas normas são realizadas regularmente conforme vão surgindo novos conhecimentos científicos e seguem a evolução das demandas da sociedade.

 

Fundamentos Halal


Para os muçulmanos, as regras adicionais para cosméticos são comandadas por uma única fonte, o Corão, e representam considerações sobre segurança, relacionadas aos cuidados com o próprio corpo, diferentes das regras anteriormente