Novas Tecnologias de Shampoos: Entre Ondas de Choque
publicado em 01/04/2005
Mort Westman
Westman Associates, Oak Brook, Illinois, Estados Unidos
Embora a tecnologia de shampoo não esteja, no momento, experimentando nenhuma mudança súbita e drástica, o autor analisa diversos avanços recentes em materiais, metodologia de teste (química combinatória) e enfoques de formulação (tecnologias tensoativos estruturados).
Though shampoo technology is not presently experiencing sudden and dramatic change, the author reviews several recent advances in materials, test methodology (combinatorial chemistry) and formulation approaches (structured surfactant technologies).
Aunque la tecnología de champues en el momento, no experimenta ningun cambio súbito y drastico, el autor hace un analisis de diversos avances recientes en materiales, metodología de pruebas (química combinatória) y enfoques de formulaciones (tecnologías de tensioactivos estrucuturados).
Polímeros Catiônicos
Tecnologias Estruturadas de Tensoativo
Oferecendo Benefícios Multifuncionais
Melhora da Metodologia de Teste
Conclusão
Nestes últimos 30 anos, apenas duas inovações na tecnologia de shampoos foram suficientemente importantes para causar impacto sobre as práticas de formulação, fornecimento de ingredientes e uso pelo consumidor. Essas inovações foram a incorporação de um polímero catiônico num sistema tensoativo aniônico1 , no início da década de 1970, e a incorporação funcional de silicone, no final da década de 1980.2-4 Nos dois casos, a melhora funcionou como uma onda de choque tecnológico, causando uma enxurrada de patentes e comparação de produtos concorrentes.
No momento estamos vivendo entre ondas de choque. Embora a indústria não esteja passando por um momento de mudanças importantes, os fornecedores e pessoal de marketing, apesar disso, vêm alcançando avanços significativos no desenvolvimento de novos ingredientes e aperfeiçoando de forma notável os materiais, enfoques de formulação e metodologias de teste existentes.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Patente US 3,990,991. Formulações de shampoo-condicionador. T Gerstein (9/11/76)
2. patente US 4,788,066. Composição de shampoo contendo silicone não-volátil e goma xantana. RE Bolish Jr e al (29/11/88)
3. Patente US 4,704,272. Composição de shampoo. YS Oh et al (3/11/ 87)
4. Patente US 4,741,855. Composição de shampoo. MB Grote et al (3/5/87)
5. Patente US 4,061,602. Shampoo-condicionador contendo guar catiônica. HE Oberstar, M Wesrman (6/12/77)
6. Patente US 6,177,396. Sistemas aquosos baseados em tensoativo. RM Clapperton et al (23/1/01)
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.