Nova Dimensão em Modelagem de Penteados
publicado em 01/04/2005
C. Wood, S.Nguyen-Kim e P.Hoessel
BASF AG, Ludwigshafen, Alemanha
Dados sobre fricção, dureza, adesividade e outras propriedades mecânicas obtidas a partir da avaliação de nanoreentrância em microscópio de força atômica combinada com medidas de uma variedade de tensões convencionais demonstram o potencial do copolímero VP/ metacrilamida/vinil imidazol, um novo polímero para a modelagem de penteado de cabelos.
Data on friction, hardness, tack and other mechanical properties obtained from a nanoindenter on an atomic force microscope combined with conventional stress strain measurements demonstrade the potential of VP/ methacrylamide/ vinylimadazole copolymer, a new hairstyling polymer.
Datos sobre fricción, dureza, adhesividad y otras propiedades mecánicas obtenidas a partir de una evaluación de nanoreentrancias en un microscopio de fuerza atomica combinada con mediciones de una variedad de tensiones convencionales demuestran el potencial del compolímero VP/ metacrilamida/vinil imidazol, un nuevo polímero para el modelaje de peinados de cabello.
Propriedades Mecânicas das Películas
Teste das Propriedades de Géis e Mousses
Sumário
Géis e mousses para cabelos gozam de grande prestígio entre os pro[1]dutos para penteados. Cerca da metade dos polímeros para penteados é usada nessas formas de aplicação e cerca de 25% usada em formulações de géis.1
Os géis são preferidos para modelar penteados rápidos e são usados, especialmente, por homens. Devido à regulamentação sobre VOC, a tendência nos Estados Unidos é dirigida a géis e mousses à base de água – bem longe dos aerosóis com propelente e solvente. Na Ásia, formulações à base de água, e sem álcool, são correlacionados com pureza, sendo as preferidas. Nos cabelos asiáticos, fortes e pretos, os géis e mousses para penteados têm um bom desempenho, sem a presença de flakes.
A maioria dos géis para cabelos que há no mercado contém ácido poliacrílico com ligação cruzada como espessante porque este confere a aqueles uma vantagem importante: são tixotrópicos e têm um ponto de cisalhamento. Isso quer dizer que estes são facilmente retirados da embalagem, não escorrem pela mão e se dispersam facilmente sobre os cabelos. Ocorre que apenas pequeno número de polímeros é compatível com espessantes derivados do ácido poliacrílico. Quase todos os polímeros catiônicos e aniônicos são incompatíveis com o ácido poliacrílico de ligação cruzada, o que leva a formulações opacas ou a precipitados, má reologia do gel ou instabilidade.
Portanto, começamos a criar polímero para géis transparentes para cabelos. As propriedades exigidas são excelente transparência nas formulações de gel para cabelos, na formulações de gel baseadas em ácido poliacrílico de ligação cruzada, baixíssima viscosidade, grande efeito de penteado, e alta resistência à umidade. Muitas dessas propriedades foram determinadas convencionalmente em cabelos humanos e também com um dispositivo de teste nanomecânico.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. P Hoessel. Hair styling gels and alternative styling products – Market trends and polymer formulation concepts, Euro Cosmetics 3:40-45, 2001
2. GM Pharr. Measurement of mechanical properties by ultra-low load indentation, Mat Sci Eng A 253:151, 1998
3. GM Pharr, WC Oliver, FR Brotzen. On the generality of the relationship between contact stiffness, contact area, and elastic modulus during indentation, J Mater Res 7(3):613, 1992
4. WC Oliver, GM Pharr. An improved technique for determining hardness and elastic modulus using load and displacement sensing indentation, J Mater Res 7(6):1564, 1992
5. WC Oliver. Alternative technique for analy[1]zing instrumented indentation data, J Ma[1]ter Res 16(11):3202, 2001
6. C Wood. Nanomechanical Measurements in Hair Care, PCIA Conference, 5-7 março 2003, Manila, Filipinas
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.