Pesquisa Precoce
Coleta de Informações Preliminares
Estudo dos Dados Descritivos


 

Muitas vezes, o desenvolvimento de produtos baseia-se na avaliação sensorial e diretriz de pesquisa com o consumidor para orientar o processo de desenvolvimento – identificando produtos que os consumidores querem e desejam. Com produtos cosméticos e de higiene, as relações que ligam as propriedades sensoriais dos produtos com a aceitação e benefícios percebidos pelo consumidor são consideradas as mais difíceis de “captar” do que no caso de desenvolvimento de alimentos ou de produtos de limpeza doméstica. Isso ocorre porque os produtos de cuidado pessoal são comercializados usando-se uma linguagem glamourosa que promete beleza e juventude, e os consumidores não têm uma maneira muito concreta para descrever os produtos ou seus efeitos. Muitos dos atributos são integrados, combinando a linguagem do consumidor com a linguagem descritiva, por exemplo “viçoso” ou “brilhante”. As técnicas de avaliação sensorial podem ajudar a selecionar a terminologia e proporcionar um entendimento mais profundo da experiência sensorial.