A Avaliação Sensorial como Guia para o Desenvolvimento de Produtos
publicado em 01/08/2005
Gail Vance Civille e Clare Dus
Sensory Spectrum, Inc. Chatham, New Jersey, Estados Unidos
Os autores explanam como relacionar a documentação de atributo sensorial de produto, através de painéis de análise descritiva, com a exploração do consumidor por meio de entrevistas individuais, que proporciona orientação clara para o desenvolvimento de produto. Adicionalmente, isso permite ao grupo de desenvolvimento acompanhar o surgimento de protótipos.
The authors explain how linking product sensory attribute documentation, through descriptive analysis panels, with consumer exploration through oneon-one interviews, provides clear direction to product development. In addition it permits the product development team to track progress of the prototypes.
Los autores explican como relacionar la documentación de atributo sensorial de producto, por medio de paneles de análisis descriptivo, con la explotación del consumidor a través de entrevistas individuales, que proporcionan orientación clara para el desarrollo del producto. Adicionalmente, eso permite al grupo de desarrollo supervisar el progreso de prototipos.
Pesquisa Precoce
Coleta de Informações Preliminares
Estudo dos Dados Descritivos
Muitas vezes, o desenvolvimento de produtos baseia-se na avaliação sensorial e diretriz de pesquisa com o consumidor para orientar o processo de desenvolvimento – identificando produtos que os consumidores querem e desejam. Com produtos cosméticos e de higiene, as relações que ligam as propriedades sensoriais dos produtos com a aceitação e benefícios percebidos pelo consumidor são consideradas as mais difíceis de “captar” do que no caso de desenvolvimento de alimentos ou de produtos de limpeza doméstica. Isso ocorre porque os produtos de cuidado pessoal são comercializados usando-se uma linguagem glamourosa que promete beleza e juventude, e os consumidores não têm uma maneira muito concreta para descrever os produtos ou seus efeitos. Muitos dos atributos são integrados, combinando a linguagem do consumidor com a linguagem descritiva, por exemplo “viçoso” ou “brilhante”. As técnicas de avaliação sensorial podem ajudar a selecionar a terminologia e proporcionar um entendimento mais profundo da experiência sensorial.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.