A Essência das Fragrâncias
publicado em 01/10/2005
Randy Schueller, Perry Romanowski
Alberto Culver, Melrose Park, Illinois, Estados Unidos
Este artigo apresenta a química da fragrância aos iniciantes, quando é feita uma analise de seus ingredientes, seu processo de desenvolvimento, problemas da formulação e a legislação da União Europeia sobre fragrâncias.
This article introduces the beginner to fragrance chemistry by discussing fragrance ingredients, the development process, formulation issues and fragrance regulations in the EU.
Esse artículo presenta la química de la fragancia a los principiantes, cuando se efectua un análisis de sus ingredientes, su proceso de desarrollo, problemas de formulaciones y la legislación de la Unión Europea sobre fragancias
Como são Criadas as Fragrâncias
Tipos de Ingredientes de Fragrância
O Processo de Desenvolvimento
Formulando com Fragrância
Estabilidade do Produto
Fazendo Alterações para Diferentes Bases
Legislação Europeia: Hoje e no Futuro
Conclusão
Certa vez, William Shakespeare escreveu: “Qualquer outro nome que se desse à rosa, seu perfume continuaria a ser o mesmo”. Mas, se ao invés de dramaturgo, tivesse sido formulador cosmético, Shakespeare poderia ter perguntado: Como uma fragrância faz com que um cosmético tenha o perfume das rosas? Para responder a essa pergunta, o formulador precisa conhecer os princípios básicos das fragrâncias e como estes são aplicados aos produtos de cuidado pessoal. Este artigo apresenta aos iniciantes a química das fragrâncias e como esses compostos são utilizados nas formulações.
Como são Criadas as Fragrâncias
Início do processo criativo: Numa definição simples, fragrâncias são compostos adicionados aos produtos de cuidado pessoal para melhorar seu odor ou para criar uma certa impressão estética no usuário. São criadas por empresas especializadas conhecidas como “casa de fragrâncias”, formada por perfumistas, químicos, avaliadores, pessoal de marketing e outros profissionais treinados. Fornecedores de fragrâncias trabalham com fabricantes de produtos para desenvolver novas fragrâncias num processo que pode enveredar por muitos atalhos. Em alguns casos, a casa de fragrâncias pode, pró-ativamente, desenvolver aromas com base em seu conhecimento das tendências mercadológicas. Outras vezes, podem desenvolver uma fragrância seguindo orientações elaboradas pela empresa cliente.
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