Ação dos Óleos Essenciais
Princípios Ativos
Principais óleos essenciais utilizados em Aromaterapia
Técnicas de Aplicação
Aromaterapia em Cosméticos
Conclusão

 

 

A Aromaterapia é um tratamento natural que se utiliza dos óleos essenciais para aumentar o bem-estar, restaurar as energias e tratar uma variedade de males.

A prática de uso de óleos essenciais remonta a mais de 6000 anos. Os antigos egípcios usavam óleos essenciais com objetivos clínicos, como a mumificação. O médico árabe, Avicenna, que viveu entre os anos 980 e 1037 registrou a primeira destilação de uma rosa. Hipócrates, o pai da medicina, estudou as causas e efeitos de banhos e massagens aromáticos, promovendo a boa saúde.

O termo Aromaterapia foi cunhado pelo químico francês René-Maurice Gattefossé após sofrer graves queimaduras nas mãos trabalhando em seu laboratório de perfumes. Como sabia que lavanda era utilizada em medicina para tratar queimaduras e inflamações, imediatamente após o acidente, imergiu as mãos num recipiente contendo óleo puro de lavanda que tinha em sua bancada. Surpreso com a recuperação rápida do ferimento e pelas propriedades regenerativas do óleo, iniciou a extensa pesquisa do poder curativo dos óleos essenciais. Isso levou-o a publicar em 1928 o livro Aromathérapie, quando destacou os efeitos antimicrobianos dos óleos. O termo Aromaterapia passou a ser utilizado em sua prática diária.