Ética e qualidade nas relações
O mercado cosmético

 

 

Não há como negar que o brasileiro está se tornando cada vez mais consciente e seletivo. Hoje, uma empresa é avaliada pelo mercado a partir de seu desempenho ético e do relacionamento que tem com a comunidade.e demais públicos de seu interesse. Desse fenômeno, surgiu o que chamamos de Responsabilidade Social Empresarial. Esta expressão está relacionada com a ética e a transparência na gestão dos negócios e com a maneira como as empresas realizam estes negócios, os critérios que utilizam para tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e a interação com os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, empregados, fornecedores, parceiros e colaboradores, a comunidade na qual atua e a sociedade, em geral. Práticas importantes como a preocupação com a preservação do meio ambiente, a promoção da inclusão social e a participação no desenvolvimento da comunidade em que a empresa está inserida são cada vez mais exigidas pela sociedade brasileira.

De acordo com o diretor do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Paulo Itacarambi, o consumidor é um participante ativo do direcionamento das ações das empresas, por meio de suas decisões cotidianas de compra; por isso, ele precisa ser informado sobre como agem e o que fazem as empresas cujos produtos e serviços lhe são oferecidos. Só assim é possível o exercício saudável e conseqüente da cidadania através do consumo.