Genderless
Minimalista
Personalização
Conclusão

 

 

A personalização de produtos de beleza é uma verdadeira oportunidade? O objetivo deste artigo é trazer para a discussão a personalização de produtos cosméticos em suas diferentes formas realizadas pelas empresas, além de apresentar o futuro da próxima geração da personalização de cosméticos, classificando essa personalização em diferentes níveis, de acordo com a tecnologia envolvida.

Neste contexto de personalização, os consumidores atualmente reconhecem suas necessidades individuais, buscando produtos personalizados, porém o merca[1]do não está atendendo plenamente a essa demanda, que é uma grande oportunidade de inovação.

O setor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) tem como uma de suas principais características a inovação. Nesse setor, a dinâmica de lançamentos de novos produtos é muito intensa. Para atender a essa demanda é necessário estar atento às tendências do mercado, aos comportamentos dos consumidores, aos movimentos feitos pelas empresas do próprio setor e aos movimentos de outros setores que possam gerar ideias para novos produtos.

Um fato relevante é o aumento da longevidade populacional, que tem dois impactos muito importantes: