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Tipos de Produtos

Para fazer Diferença

Fabricar ou Terceirizar é a Dúvida


 

 

 

 

 

 

 

 

É longa a trajetória da maquiagem. Do início – quando as rainhas egípcias aplicavam sombras nas pálpebras e pós no rosto – à atualidade, essa história passou por várias etapas: da repressão à exaltação da beleza na Idade Média, até chegar aos nossos dias, nos quais a maquiagem é intensamente divulgada e propagada pelos meios de comunicação.

Além de embelezar, a maquiagem – cosméticos decorativos faciais – tem função primordial de acentuar os traços harmoniosos da face, disfarçar as imperfeições e realçar a personalidade da consumidora.

Trata-se de um mercado de quase 40 bilhões de dólares em todo o mundo, segundo dados do Euromonitor – o Brasil responde por quase 2 bilhões desse total. Em geral, esse mercado se caracteriza por produtos de alto valor agregado, com itens de beleza de alta penetração, principalmente os batons.

Apesar do baixo crescimento dos últimos anos, Estados Unidos e Japão são os grandes mercados de maquiagem. Em contra partida, foram registrados altos índices de crescimento na América Latina e Leste Europeu, no mesmo período.

Os produtos de maquiagem representam um segmento com influência muito forte das tendências de moda e dos modismos de vida curta – principalmente os advindos da relação com as roupas da estação.

A despeito do diminuto crescimento de mercado, altos investimentos em inovação têm sido realizados ao longo dos últimos anos. Tais investimentos tendem a ser o propulsor de muitos avanços tecnológicos, à medida que acrescentam mais propriedades sensoriais e funcionais tais como as de antienvelhecimento, firmantes, nutrientes e de proteção solar, cada vez mais importantes no cuidado da pele.