abertura (2)_LI.jpg

 

Certificação

Cosméticos Orgânicos e Naturais

Oportunidade de Negócio

Matérias-Primas para Produtos Orgânicos e Naturais

Maquiagem

 

 

 

 

 

 

 

 

O mercado de produtos cosméticos naturais e orgânicos é muito promissor. Dados do The US Market for Natural Personal Care Products informam que esses produtos devem alcançar a cifra de 5,8 bilhões de dólares no próximo ano. Na Europa já passou de 1 bilhão de euros, na Alemanha esses produtos representam 4% e estima-se 10% em 2012. Na França é onde esse mercado é mais dinâmico, em 2005 cresceu 40%. Apesar da extensão do território brasileiro, o Brasil ocupa ainda a 7a. posição em área destinada à produção orgânica.

 

Existem diferenças entre produtos “naturais” e “orgânicos”. Da mesma forma, existem diferenças nas classes de certificação orgânica para a agricultura e a certificação orgânica para cosméticos. A certificação para a agricultura é de longe mais complexa que a de cosméticos, já que envolve mais etapas e cuidados.

Para se entender o que significa cada um desses produtos vamos às definições.

Os produtos naturais são produzidos, na maioria das vezes, de forma convencional, portanto, nem sempre obedecendo aos critérios estabelecidos na produção de produtos orgânicos (como definidos a seguir). Um produto natural, não necessariamente é um produto orgânico.

Para definir produtos orgânicos há necessidade de se falar de sua origem: a agricultura orgânica.