Objetivo

Material e Métodos

Resultados e Discussão

Conclusão

 

 

Há algum tempo, sabe-se que, para manter a integridade e a beleza da pele, dos cabelos e das unhas, é necessário ter uma dieta equilibrada com o aporte correto de determinados nutrientes. No entanto, o estilo de vida e os maus hábitos alimentares da população em geral tornam difícil colocar em prática uma dieta completa e equilibrada.1 Hábitos alimentares inadequados, alto consumo energético e falhas no metabolismo levam à deficiência de alguns nutrientes, afetando bilhões de pessoas mundialmente.2

Ao mesmo tempo, o aumento do interesse dos consumidores por produtos de beleza e por estilos de vida mais saudáveis e a prevenção do envelhecimento são algumas das exigências da população atual, cada vez mais focada na estética e no cuidado com o corpo. Situações que envolvem queda de cabelo, por exemplo, podem influenciar as relações interpessoais e sociais dos indivíduos acometidos, tornando-se uma preocupação ainda maior quando a queda começa a mostrar sinais clínicos.3-5 De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos obteve, em 2020, crescimento de 5,8% em vendas ex-factory (considerando o faturamento de fábrica, sem adição de impostos sobre vendas) no Brasil, quando compara[1]do com o mesmo período de 2019.6

A Abihpec divulgou que o Brasil ocupa a terceira posição no mercado mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, com faturamento de US$ 28,4 bilhões no ano de 2009, tendo o Japão (US$ 39,9 bi) e os Estados Unidos (US$ 58,9 bi) o segundo e o primeiro lugar, respectivamente.7