A aplicação, cada vez mais usada em salões de beleza e esmalterias, mantém as unhas esmaltadas e alinhadas por mais de 15 dias, mas é preciso atenção desde a escolha do profissional até o prazo das manutenções, além dos cuidados diários.

 

 

Não há como negar que o alongamento de unhas ganhou um espaço considerável no Brasil e que as vantagens são muitas, como ter a unha bonita e esmaltada por mais tempo, ser uma opção para quem possui unhas fracas ou quebradiças e até uma solução para aqueles que roem as unhas. Mas será que as pessoas conhecem os possíveis riscos, sabem escolher e avaliar um bom profissional e manter as unhas naturais saudáveis?

Nesta matéria do Cosmetoguia, conversamos com a docente do curso Alongamentos de Unhas do Senac São Paulo, Mônica Biochi Morikawa, e ela nos falou tudo sobre a técnica.

 

A aplicação do gel nas unhas é recomendada para todas as pessoas?
A partir de qual idade é indicada?

O alongamento é uma técnica muito utilizada para a grande maioria do público consumidor de beleza. A idade ideal para iniciar o uso do alongamento de unhas seria após os 18 anos. Porém, temos algumas exceções, como em todos os protocolos e serviços, não sendo recomendado a grávidas, diabéticos, crianças e pessoas em tratamento de cancêr ou com micose nas unhas.

 

 

Qual o intervalo de tempo entre as manutenções e quais os riscos de não fazer essa manutenção no prazo?

Na primeira colocação, o profissional deve fazer a avaliação do perfil e das unhas de sua cliente para determinar o melhor período de intervalo entre as manutenções. Elas variam de cliente para cliente, mas, no geral, são  21 dias, no mínimo, e 30 dias, no máximo. O cliente que pretende iniciar o uso do alongamento em suas unhas precisa ter a clareza do investimento financeiro que será necessário, pois a falta de manutenção pode gerar infiltrações entre o produto aplicado e as unhas naturais. Esse é o grande perigo! O uso do alongamento, sem respeitar as devidas manutenções, pode gerar problemas como infecçções por pseudomonas (bactérias), fungos (onicomicoses), traumas por quebras ou arrancamentos.

 

"Os principais riscos em não seguir as orientações de manutenção dadas pelo profissional são as infiltrações, possíveis traumas e contaminações que podem danificar as unhas naturais."


Existe um tempo máximo para ficarmos com o gel nas unhas?

Para a manutenção sim, de 20 a 30 dias. Já para a retirada total não, somente em caso de processos alérgicos.


É preciso que sejam programados tempos de pausa para a unhas "respirarem"?

No alongamento de unhas, não! O processo de colocação do alongamento, desde a preparação até a finalização, prevê que estas unhas estejam higienizadas e preservadas, uma vez que a cliente respeitará as manutenções necessárias.

É compromisso do profissional construir o alongamento com qualidade e responsabilidade para que o gel ancore bem às unhas e não cause danos por erro de aplicação da técnica.


"Não é o procedimento que enfraque as unhas e sim a falta de manutenção, erros de colocação ou retirada, cometidos por profissionais não capacitados, arrancamento traumático e acidentes."

 

Como escolher o profissional?

A escolha do profissional é fundamental para o sucesso da durabilidade e qualidade do alongamento de unhas. Sugiro sempre procurar profissionais certificados, que realmente estão capacitados para oferecer o serviço de alongamento de unhas.

Profissionais capacitados tomarão os devidos cuidados, além de somente construir as unhas com perfeição! Escolha profissionais que prezam pelo uso de EPIs (equipamento de proteção individual). Se o profissional cuida das questões relacionadas à biossegurança, tenha certeza de que ele irá cuidar da cliente.

 

 Quer ler mais?

 - Produtos para Unhas

 - O que tem por baixo do esmalte?

 - Fisiologia das Unhas

 

Todos os instrumentos precisam, obrigatoriamente, estar esterilizados (alicates, espátulas, brocas e fresas) e ser abertos na frente da cliente no momento do uso. Os produtos utilizados precisam ter Registro na Vigilância Sanitária (ANVISA). Produtos que não têm esse registro podem ser nocivos à saúde, do cliente e do profissional.

Todas as lixas manuais, obrigatoriamente, devem ser descartadas após o uso com a cliente, o ambiente (salão) deve estar limpo e organizado.

Os meios digitais permitem que vejamos os trabalhos antecipadamente por meio de fotos. Com isso, conseguimos escolher os melhores profissionais e checar a qualidade dos trabalhos realizados.

 

Existe muita diferença entre os géis usados? Eles podem causar alergia?

O mercado de géis é bem amplo em suas características e funções. Basicamente, temos a base em gel, mas com diferenças em suas formulações, definidas como Géis Hard e Géis Soak Off.

Os géis hard são usados para as construções de alongamentos de unhas por serem mais resistentes, principalmente, a acetonas e solventes. Sendo retirado das unhas somente com lixamento.

Já os géis Soak Off são mais sensíveis aos solventes, servindo somente para a esmaltação em gel e o alinhamento das unhas naturais.

O profissional deve analisar as unhas da cliente e conhecer os géis para definir o que será usado. Os géis podem causar alergias. Alguns géis já são pensados para conterem menos ingredientes químicos em sua formulação, mas para as clientes que pretendem usar pela primeira vez, vale o profissional fazer o teste em uma unha e esperar por 30 minutos, observando se a cliente vai ter alguma reação alérgica imediata. Após a colocação, é recomendado manter contato por 10 dias para verificar se houve algum processo alérgico. Usar a ficha de avaliação é fundamental para esse controle.

 
 Veja produtos para as unhas no Cosmetoguia

 

A radiação UV pode ser prejudicial à saúde?

Muito se fala nesse possível risco, mas não existe. A quantidade de radiação emitida pela cabine de Led/Uv para a secagem do gel é muito baixa e o tempo de exposição é muito curto, não dando tempo de ativar o estímulo de melanócitos da pele.
 

Quais as vantagens das unhas em gel?

É perfeito para clientes que gostam de unhas bonitas por mais tempo e com maior durabilidade da esmaltação. Como o gel é uma camada de polímero sobre as unhas, proporciona um crescimento saudável com poucas chances de acontecer a quebra natural de unhas mais finas e quebradiças. Além disso, a cliente terá menos tempo no salão também, pois só precisará ir uma vez por mês para a manutenção.

 

Quais as desvantagens das unhas em gel?

As desvantagens estão na escolha de profissionais que não são capacitados e na falta de compromisso com a manutenção, por parte do cliente. É preciso seguir as orientações relativas ao uso do alongamento feito pelo profissional para evitar traumas e enfraquecimento das unhas.

Caso o profissional não tenha capacitação para trabalhar com esse serviço, podem acontecer problemas relativos a colocação inadequada ou retiradas agressivas sem necessidade.

 

Colaborou:

Mônica Biochi.jpg

Mônica Biochi Morikawa, especialista em Biossegurança para a Beleza. Também é  pedagoga com Licenciatura e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Escreveu o livro “UNHAS”, Editora Senac.