Objetivo

Materiais e Métodos

Resultados e Discussão

Conclusão

 

 

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a venda de cosméticos no primeiro semestre de 2022 apresentou crescimento expressivo, superior a 10%, em vendas ex-factory (sem a adição de impostos).1 A plataforma Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, demonstra que o setor de salões de belezas é o segundo maior em quantidade de empreendimentos ativos em todo o território nacional: ao todo, são mais de 790 mil empresas no Brasil.2

Entre os cosméticos mais utilizados estão os alisantes. No Brasil, o desejo de ficar com os cabelos lisos continua sendo uma tendência de grande parte das mulheres e, atualmente, dos homens, no mundo da beleza. Nessa demanda, encontram-se os alisantes capilares, que também podem ser apresentados com a de nominação de amaciantes, relaxantes e desfrisantes, utilizados nas técnicas de alisamento profissional. Essas técnicas, chamadas de escova progressiva, escova definitiva, escova inteligente, entre outras, têm por objetivo alterar temporariamente a estrutura dos cabelos para a obtenção de uma forma mais lisa dos fios.3