Maquiagens: Tendências e Inovações
publicado em 20/09/2023
H Maffei Umesaki Tessaro, L Arruda Mascaro, V Isaac
Laboratório de Cosmetologia (LaCos), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Araraquara SP, Brasil
O mercado cosmético vem crescendo a cada ano e as tecnologias trazem cada vez mais investimentos para a área. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre as mais diversas formulações de maquiagens e suas inovações presentes no mercado nos últimos 10 anos.
The cosmetic market has been growing every year and technologies bring more and more investments to the area. In this way, this work aimed to review the literature on the most diverse makeup formulations and their innovations present in the market in the last 10 years.
El mercado cosmético viene creciendo cada año y las tecnologías traen cada vez más inversiones al área. De esta forma, este trabajo tuvo como objetivo revisar la literatura sobre las más diversas formulaciones de maquillaje y sus innovaciones presentes en el mercado en los últimos 10 años.
O Brasil é o quarto maior mercado consumidor global de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Em 2020, as maquiagens ocupavam o sétimo lugar na classificação por categoria dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, ficando atrás dos desodorantes, produtos infantis, protetores solares e de produtos para o cabelo, de higiene oral e para banho. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) foi considerado essencial para o país, pelo governo federal, no Decreto nº 10.329/2020, no qual estão incluídas as atividades de produção, distribuição, comercialização e entrega desses produtos de saúde e higiene. Portanto, são produtos que proporcionam o bem-estar, fortalecem a autoestima e promovem a inserção social.1
Segundo o Anuário Abihpec 2019, desde 2018 há uma nova configuração empresarial no universo da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O setor apresentou aumento de 2,8% em 2018, com novas empresas registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As regiões com maior concentração de empresas de HPPC eram: Sudeste, com 1.685, e Sul, com 550. Já em 2020/2021, o setor cresceu 7% e as regiões com o maior aumento foram: Sudeste, com 1.909 novas empresas, e o Sul, com 646. Esse aumento contínuo e progressivo deve-se ao mercado competitivo, que exige inovação, qualidade, segurança e eficácia dos produtos.2
Segundo pesquisa realizada pelo portal Cosmetic Innovation,3 as unhas apresentaram maior porcentagem de tendências de consumo no mercado brasileiro (30%), seguidas dos cosméticos para os lábios, com 28,2%, dos produtos para a face, com 21%, e, por último, dos produtos para os olhos, com 20,8%.4
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1. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos: Essencial para o Brasil. 2019. On-line. Disponível em: https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2021/04/ Panorama_do_Setor_Atualizado_Novembro2021_V2.pdf. Acesso em: 17/1/2022
2. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Anuário 2019. 2019. On-line. Disponível em: https://abihpec.org.br/anuario-2019/mobile/index.html#p=50. Acesso em: 17/1/2022
3. R Grabenhofer. Coloring Outside Tradicional Makeup Lines. 2018. On-line. Disponível em: https://www.cosmeticsandtoiletries.com/ formulas-products/color-cosmetics/article/21837150/coloring- -outside-traditional-makeup-lines. Acesso em: 18/2/2022
4. JRCL Souza. Incorporação do pigmento extraído do Jamelão (Syzygium cumini (L.) Skeels) no desenvolvimento de cosmético labial (trabalho de conclusão de curso). Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2020. On-line. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23998. Acesso em: 24/1/2022
5. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Estudos revelam mudanças nos hábitos dos consumidores de HPPC durante a pandemia. On-line. Disponível em: https://abihpec.org.br/estudos-revelam-mudancas-nos-habitos- -dos-consumidores-de-hppc-durante-a-pandemia/. Acesso em: 17/1/2022
6. BCS Pinheiro, K Rosa, S Conceição. Linda e preta: discutindo questões químicas, físicas, biológicas e sociais da maquiagem em pele negra. Conexões Ciência e Tecnologia 13(5):7-13, 2019. On-line. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/ article/view/1759. Acesso em: 27/2/ 2022
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8. E Franquilino. Cosméticos para Esportistas. Edição Temática 71:1- 14, 2022. On-line. Disponível em: https://cosmeticsonline.com. br/2011/revista_digital/tematica/2022-02/. Acesso em: 17/1/2022
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