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Eles entram na rotina de autocuidado de um
número crescente de pessoas. Saiba mais sobre o
conceito e as novidades que chegam ao consumidor

 

Mercado

Sobre nutricosméticos, nutracêuticos e cosmecêuticos

Fontes de nutrientes

 

 

­Em cápsulas, sucos, balas de goma, chocolates e outras formas de apresentação, nutricosméticos aproximam ainda mais os conceitos de saúde, beleza e tecnologia. Fruto da convergência entre os setores de cosméticos e alimentos, esses compostos suplementares combinam nutrientes específicos para a pele, os cabelos e as unhas.

A categoria de suplementos alimentares como um todo tem registrado um crescimento expressivo. De acordo com a pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), o consumo avançou 48% no Brasil em 2020.

Um estudo feito pela Fortune Business Insights projeta que o mercado global de suplementos alimentares passará de US$ 71,81 bilhões em 2021 para US$ 128,64 bilhões em 2028. “Avanços tecnológicos e o aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de nutracêuticos e produtos suplementares devem impulsionar o crescimento desse mercado nos próximos anos”, apontou o relatório.

Nutricosméticos normalmente são elaborados com vitaminas, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, extratos botânicos, minerais, betacaroteno e colágeno, dentre outras substâncias que oferecem propriedades de proteção e de regeneração. Em forma de pílulas, pós, líquidos, gomas e mastigáveis, eles prometem benefícios como redução da queda capilar, melhora do aspecto da pele, fortalecimento das unhas, proteção contra raios solares e diminuição da celulite.