Saúde dos Cabelos
publicado em 08/09/2022
Erica Franquilino
Jornalista
Ninguém escapa de uma relação de amor e ódio com o cabelo. Ao longo da vida, procedimentos químicos, estresse, déficit de nutrientes, aspectos genéticos e outros fatores geram problemas como queda, descamação do couro cabeludo e excesso de oleosidade. Para alinhar beleza e saúde, novas tecnologias ajudam na prevenção de danos, bem como na manutenção e na recuperação da fibra capilar.
O cabelo é constituído por proteínas (entre 65% e 95%), que são condensadas por 22 tipos de aminoácidos. Outros componentes são: água, lipídeos, pigmentos e elementos como zinco e ferro. Basicamente, o cabelo é uma haste composta pelas proteínas queratina (responsável pela dureza) e melanina (que confere a cor dos fios).
A fibra capilar é composta por cutícula, córtex e medula. A cutícula corresponde à estrutura externa da fibra e atua como uma camada protetora. As células da cutícula estão unidas entre si por meio do complexo da membrana celular (CMC). Essa estrutura é de caráter lipoproteico, com conteúdo muito baixo de cistina, o que lhe confere as capacidades de se intumescer e de permitir que certas moléculas de tamanho pequeno atravessem a cutícula para chegar ao córtex.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.