Perfil do Produto
Ingredientes Desodorantes
Mecanismos de Ação
Materiais e Métodos
Discussão

Conclusão

 

Desodorantes contêm bactericidas tópicos, como compostos quaternários de amônio, parabenos e triclosan. Esses compostos reduzem significantemente o número de bactérias da pele, que causam o odor de corpo por causa da decomposição bacteriana de resíduos da transpiração.

Desodorantes são projetados para reduzir o odor das axilas. Tendo em vista que esse objetivo não é considerado terapêutico e que o organismo não sofre alteração por causa de seu uso, eles são classificados como cosméticos. Em geral, os fornecedores de fragrâncias realizam extensivos testes de estabilidade em cada material de aroma, antes que uma fragrância seja considerada criada.1 A interação dos agentes ativos com materiais de fragrâncias é avaliada com base na deterioração e na descoloração do odor. Os perfumistas consideram esses resultados na seleção de materiais em seu trabalho criativo.

Sabendo-se que a fragrância é uma mescla complexa de materiais aromáticos, de origem natural e/ou sintética, fica difícil assegurar que todos os ingredientes presentes na formulação vão se manter estáveis e livres de alterações de degradação induzidas pela formulação do produto.

Um percentual de 1% a 2% de fragrância é necessário para cobrir o odor de base e liberar as notas de cabeça desejáveis, durante o uso. Os tipos mais comuns de fragrância são: especiarias, orientais, verdes, madeiras, talco infantil, menta, aldeídos cítricos, florais, ervas verdes e lima/ limão. Uma fragrância de sucesso deve adequar-se aos atributos do produto. Seu impacto inicial, as impressões subsequentes, seu desempenho e sua estabilidade são fundamentais para assegurar um produto harmonioso. Portanto, o perfume deve conter um buquê de notas cuidadosamente agrupadas para sinalizar a