Aspectos legais

Ferramenta de Busca

Contratipos

 

 

Um panorama que combina a força das mídias sociais à instabilidade econômica e à busca por satisfação imediata favorece o crescimento dos dupes, especial mente entre consumidores da geração Z e millennials. Plataformas como o TikTok – onde a hashtag #dupe já ultrapassa 560 mil publicações - fortalecem o movimento, com vídeos e hashtags dedicadas à descoberta e à comparação de produtos.

O termo “dupe”, abreviação de “duplicate” (duplicado), diz respeito a um produto que se assemelha muito a outro, geralmente de uma marca mais famosa e mais cara, mas que é comercializado por um valor mais acessível. Dupes são comuns em produtos de moda e beleza, como roupas, acessórios, itens de maquiagem e perfumes, mas a tendência também se estende a outras áreas, como a de eletrônicos.

“No contexto de beleza e moda, dupes são frequentemente alternativas mais baratas a itens de luxo, como cosméticos, perfumes e roupas, sem violar direitos de propriedade intelectual, como patentes ou direitos autorais”, diz o consultor Emiro Khury.