Cosméticos x mudanças climáticasCT375_abertura.jpg

Desafios e adaptações

Saúde da pele

Ações e inovações da indústria

Tratados internacionais

COP 30

Bem-estar e saúde mental

 

 

 

 

 

Cosméticos x mudanças climáticas

As mudanças climáticas impõem novos desafios à humanidade e acarretam impactos em toda a cadeia produtiva da indústria, abrangendo aspectos como armazenamento, distribuição, disponibilidade e qualidade de matérias-primas e ajustes em formulações, dentre outros fatores. Eventos extremos decorrentes das alterações do clima produzem efeitos interconectados, criando novas realidades e necessidades de consumo – um cenário que, para além das adversidades, pode gerar possibilidades de inovação. 

Mudanças climáticas são alterações de longo prazo nos padrões do clima da Terra, especialmente relacionadas a temperatura, chuvas, ventos e eventos extremos. Essas mudanças podem ocorrer naturalmente – como variações na atividade solar ou erupções vulcânicas –, mas o termo é usado principalmente para se referir às transformações causadas pela ação humana.

Dentre essas ações estão a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), que libera grandes quantidades de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera, e o desmatamento, que reduz a capacidade das florestas de absorver dióxido de carbono. A agricultura e a pecuária intensivas emitem metano e óxido nitroso, gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.

A ONU destaca que, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis. A queima gera emissões de gases de efeito estufa, que agem como um cobertor envolvendo a Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.