Collabs no mercado cosmético

Percepções do consumidor

 

 

Na era da valorização das experiências, as collabs se tornaram estratégias certeiras para alcançar novos públicos, ampliando a força e a visibilidade das marcas. Essas colaborações unem empresas de segmentos distintos – mas com valores e propósitos em comum – para entregar produtos únicos e irresistíveis, por vezes explorando um misto de nostalgia e inovação.

“A ideia de uma collab sempre está associada a algum assunto, evento ou acontecimento. Ela tem relação com um contexto social, com coisas sobre as quais as pessoas estejam falando. Esse é um dos fatores que levam marcas a fazerem collabs e que muitas vezes levam ao sucesso dessas parcerias”, diz Marcos Bedendo, professor de branding da ESPM.

Ele menciona como exemplo o lançamento do filme Barbie, em julho de 2023. “Houve um grande número de collabs. Todo mundo queria participar do lançamento, porque era o assunto mais falado naquele período. Essa é uma das condições primordiais para o sucesso de uma collab, ainda que existam exemplos de sucessos em razão de outros fatores”, aponta.

O termo “collab” é a abreviação de “collaboration” e diz respeito a uma parceria entre duas ou mais marcas, influencia dores, artistas, empresas ou instituições sociais (dentre outras possibilidades) para criar algo em conjunto – como um produto, uma campanha ou um