Claims e rotulagem de produtos
publicado em 15/03/2020
Erica Franquilino - Jornalista
Claims e rotulagem de produtos
Referências legais para a rotulagem de cosméticos
Claims e rotulagem de produtos
Por cumprirem o papel de destacar os atributos e diferenciais dos produtos, os claims são fundamentais na batalha pela preferência do consumidor. A rotulagem, por sua vez, apresenta informações que caracterizam o artigo adquirido e que são essenciais tanto para a orientação do usuário, como para o monitoramento dos órgãos fiscalizadores.
Para Peterson Sironi, diretor de criação da Pande, consultoria especializada em construção de marca, os claims têm função estratégica na lógica de consumo e na criação de significado para o produto. “Eles são fundamentais quando, ao compararmos duas marcas, por exemplo, deparamos com duas empresas de confiança, dois produtos de qualidade reconhecida e dois posicionamentos de marca com os quais nos identificamos. Nesse caso, o claim tem o poder de definir uma decisão de compra ou justificar um preço superior”, ressalta.
Na opinião de Sironi, é importante entender a diferença entre atributo e benefício. “Normalmente as empresas estampam em suas embalagens apenas os atributos, que são diferenciais funcionais ou tecnológicos dos produtos, como ‘duas vezes mais’, ‘extra alguma coisa’ e ‘efeito prolongado’. Esses atributos, em muitos casos, são facilmente copiados ou superados e logo se tornam padrão da categoria, o que pode reduzir o retorno do investimento empregado no desenvolvimento da tecnologia. Por isso, é preciso também comunicar o benefício, ou seja, o que esse diferencial traz de vantagem para a vida das pessoas”, comenta.
Ele destaca que um novo atributo pode, por exemplo, deixar as pessoas mais seguras e confiantes ou proporcionar mais tempo livre para que elas possam cuidar melhor de si e de suas famílias. “Esses vínculos emocionais, que não podem ser quantificados, criam diferenciais com menores chances de serem copiados e geram maior engajamento com a marca. Mas vale ressaltar que os dois são importantes, tanto o benefício, para criar o vínculo emocional, quanto o atributo, para dar sustentação racional à promessa: ‘você mais confiante, com duas vezes mais proteção’”, argumenta.
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