Um novo canal de vendas
publicado em 15/03/2020
Erica Franquilino - Jornalista
Um novo canal de vendas
Em vários segmentos de mercado, as marcas estão cada vez mais próximas de seus públicos, por meio da diversificação dos canais de venda. Esse movimento vem se intensificando também no setor cosmético. Empresas que tradicionalmente operavam por meio de lojas físicas passaram a agregar a venda direta; outras tomaram o caminho inverso ou incrementaram suas atuações no mundo digital. A tendência é investir em novos caminhos e, sobretudo, na combinação de várias estratégias, para atender o consumidor onde ele estiver.
“Os momentos que formam o comportamento do consumidor continuam incluindo as mesmas atividades que tradicionalmente já estavam presentes. Ele continua identificando necessidades, buscando informações, selecionando alternativas, realizando a compra e tendo determinadas características no estágio de pós-compra. O que tem mudado é a maneira como ele desempenha cada atividade e a sequência de cada etapa, que não é mais linear”, aponta Leandro Angotti Guissoni, professor da área de marketing da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.
Nos últimos anos, consumidores têm usado múltiplos canais de compra e explorado diversos meios para obter informações sobre produtos e lojas, além de aproveitar facilidades, como comprar na loja online e retirar ou trocar produtos na loja física. Por meio das redes sociais, o consumidor compartilha opiniões e considera as impressões de outras pessoas, sobre marcas e serviços.
“Para acompanhar tais mudanças, as empresas têm apostado na diversificação de canais e na integração das atividades desempenhadas pelo consumidor em cada canal, para uma melhor experiência agregada de compras. Por isso, investem em canais digitais e também nos físicos, como lojas, showrooms e outros formatos varejistas, com objetivos relacionados a momentos específicos, na jornada não-linear de compras do consumidor”, diz Guissoni.
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