Reposicionamento

A opção pelo reposicionamento

Exemplos no mercado

Para cada necessidade, uma estratégia

 

Reposicionamento

     O panorama que leva empresas a optar pela estratégia do reposicionamento inclui concorrência acirrada, consumidores exigentes e a troca cada vez mais dinâmica de informações sobre marcas, produtos e serviços. Realizar alterações no posicionamento da marca é uma tarefa complexa, mas que pode oferecer oportunidades de expansão e renovação às marcas.

     “Posicionamento é a maneira como uma empresa se diferencia na mente de seu cliente potencial [...]. Reposicionamento é a maneira como a empresa ajusta percepções, sejam elas sobre a empresa ou sobre o concorrente”, diz um trecho do livro Reposicionamento – Marketing para a era de competição, mudança e crise, dos autores Jack Trout e Steve Rivkin.

imagem_128.png     Quanto mais forte for a imagem ou a percepção do consumidor a respeito de um posicionamento de marca, mais difícil e delicado será o processo de mudança. Para entender as razões que conduzem ao reposicionamento, é preciso considerar o constante bombardeio de informações ao qual as pessoas estão expostas diariamente. Esse contexto vem afetando a maneira como elas recebem esses elementos, assim como as formas utilizadas pelas empresas para comunicar suas mensagens e influenciar seus públicos.

     A explosão da concorrência nas últimas décadas – em todos os setores – é outro fator relevante. “Você não demora muito para escolher se houver apenas duas opções de calça jeans. Se houver centenas, você espera por uma que seja perfeita”, dizem os autores da obra mencionada anteriormente.,