Nanoemulsões e Microemulsões em Produtos Cosméticos Inovadores
publicado em 16/04/2020
Karolline Krambeck, Maria Helena Amaral, Delfim Santos, José Manuel Sousa Lobo
Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Porto, Portugal
O uso de nano e microemulsões vem aumentando todos os anos. Este artigo consiste em uma revisão sobre a utilização desses sistemas na área da cosmética, bem como suas vantagens e desvantagens, citando exemplos de produtos que já são comercializados.
The use of nano and microemulsions is increasing every year. This article is a review of the use of these systems in the area of cosmetics, as well as their advantages and disadvantages, citing examples of products already on the market.
El uso de nano y microemulsiones está aumentando cada año. En este artículo se revisa el uso de estos sistemas, así como sus ventajas y desventajas, citando ejemplos de productos que ya están en el mercado.
Nanoemulsões e Microemulsões
Conclusões
Nos últimos tempos, é evidente o aumento da preocupação das mulheres e de alguns homens com a aparência. Essa postura começa com um maior cuidado com a pele, seja no intuito de corrigir imperfeições, seja na tentativa de prevenir e/ou retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Isto se deve, em parte, à ampla divulgação dos padrões de beleza e à maior valorização da aparência no mercado de trabalho.1
Na França, foi realizada uma pesquisa para saber quais eram os cosméticos mais utilizados. Os resultados indicaram que alguns dos produtos cosméticos mais utilizados pela maioria das mulheres adultas entrevistadas eram os seguintes: shampoo líquido (98%), condicionador (57%), hidratante facial (77%), máscara (71%), batom (63%), gel de banho (91%) e hidratante para as mãos (81%).8
Assim, os cosméticos, outrora considerados um luxo, evoluíram para produtos benéficos que satisfazem as necessidades básicas de homens e mulheres modernos.2
Os motivos que antes impulsionaram o uso dos produtos cosméticos já não se encontram centralizados em fatores como a ausência de beleza ou a existência de imperfeições na cútis, mas sim na evocação ao combate do desgaste físico (ressecamento, cansaço, inchaço, flacidez, olheiras etc.). Por exemplo, produtos como o Vitalidade Fluida, da Shiseido, e o Force C, da Helena Rubinstein, conferem vitalidade e elasticidade, constituindo um antídoto para o cansaço da pele.3
A evolução da tecnologia tem proporcionado a produção de produtos cosméticos mais eficazes e estáveis, solucionando problemas estéticos pela diversidade na possibilidade de escolha dos produtos, desde os tradicionais hidratantes, autobronzeadores e antirrugas até os mais recentes produtos para a prevenção de estrias, da celulite, da gordura localizada, entre outros.1
Outro aspecto que deve ser ressaltado está relacionado com o fato de que, recentemente, os consumidores se tornaram
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