Seleção de Pigmentos
Processamento de Partículas de Pigmento
Umectação dos Pigmentos
Intensidade e Ajuste da Cor
Clareamento da Base
Estabilidade e Homogeneidade
Sedimentação do Pigmento
Tipos de Produto a Quente ou em Pó
Cobertura
Durabilidade
Conclusão

 

 

Em 2010, o mercado de maquiagens gerou um faturamento global de 34,5 bilhões de dólares. Com as maquiagens faciais, incluindo as bases, o segmento mais lucrativo, com 12,2 bilhões de dólares, ou seja, 35,4% do mercado total de maquiagens.1 O mercado global de bases e máscaras faciais, somente ele, deve ter chegado aos 12 bilhões de dólares em 2014.2 Essa importante categoria de produtos depende da alta fidelidade da consumidora, pois, assim que a consumidora encontra a tonalidade certa de uma base que atenda aos seus requisitos de qualidade, essa consumidora vai recomprá-lo. Essa atitude da consumidora ajuda a marca a vender suas linhas complementares e até mesmo a lançar novos produtos.

Embora qualquer tipo de formulação possa representar desafio ao químico formulador, as bases faciais são especialmente conhecidas por apresentar alto grau de dificuldade em relação à formulação e peculiaridades de detalhes. Como se não bastassem esses desafios, para obter emulsões com apresentação cosmética superior, as bases precisam ter estabilidade na emulsão já no período em que a coloração esteja sendo desenvolvida.

As bases devem permanecer estáveis pelo tempo de vida útil do produto. Há um delicado equilíbrio nas interações entre as fases aquosa e oleosa, os emulsificantes, os formadores de películas e diversos pós e pigmentos componentes da