Problemas de Desenvolvimento
Seleção de Ingredientes
Produtos comerciais
Uma Olhada nos Materiais de Limpeza

 

Muito já foi escrito sobre a química e a funcionalidade estrutural dos tensoativos.1,2 De modo geral, produtos que apresentam algum grau de atividade superficial e capacidade de remover impurezas de um substrato são denominados produtos de limpeza. A limpeza corporal já é praticada há centenas de anos, principalmente usando-se sabões em barra à base de um sal alcalino derivado de um ácido graxo. Hoje em dia, existem produtos de limpeza em forma de barras sólidas, líquidos e géis, que podem ser à base de sais alcalinos e de tensoativos sintéticos e naturais. Ao substituir os sais alcalinos, os tensoativos sintéticos e naturais melhoram a estrutura da espuma e dão suavidade às fórmulas.

As moléculas de tensoativos permanecem na interface da água e formam um sistema termodinamicamente estável que, devido aos seus dois pontos com atividades distintas (hidrófila e hidrófoba), evitam que solventes polares e não polares entrem em contato. Entre os tipos de sistemas termodinamicamente estáveis, podem ser citados: micelas, lamelas, microemulsões emulsões e cristais líquidos. O componente polar e o não polar de um tensoativo possuem afinidades diferentes que atraem solventes específicos. O componente não polar é hidrófobo e, geralmente, insolúvel em água, consistindo tipicamente de grupos alquílicos e alquifenílicos lineares ou ramificados.

O componente polar é hidrófilo e é essa porção da estrutura que determina a classificação do tensoativo. Uma classificação não iônica tem polialcoxilato, glicose, sacarose e óxido aminado; a classificação aniônica tem sulfato, sulfonato, carboxilato e