Drogas Utilizadas
Materiais e Métodos
Resultados e discussão
Conclusão

 

Desde a Antiguidade, os esmaltes são expressivos. Eles indicavam um lugar privilegiado na hierarquia social da época e continuam, até hoje, sendo usados como artigos de beleza, com um mercado crescente, em nível mundial, no ramo dos cosméticos.

Durante um tempo, estagnou-se a arte dos esmaltes. No início do século 19, as mulheres ainda mantinham suas unhas curtas, moldadas com uso de lima e recobertas por óleo essencial perfumado. Porém, em um dado momento, ele retornou com um tom de novidade, mas suas cores não ficavam fixadas por muitas horas. Em 1920, durante pesquisas sobre tintas automotivas é que foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham aos esmaltes atuais.

Nas décadas seguintes, vimos que as tecnologias empregadas na produção de esmaltes só evoluíram, tendo em vista seus diversos tipos e cores, como produtos hipoalergênicos e até funcionais. Por exemplo, hoje, alguns tipos de esmalte podem ser utilizados no combate às onicomicoses (doenças causadas por fungos), e nesse grupo se enquadram os esmaltes