Anatomia Feminina,
Necessidades da Higiene Feminina
Produtos de Limpeza
Desodorante/perfume
Cuidados com a Pele Íntima

 

O termo higiene está sendo usado aqui significando o conjunto de ações ou comportamentos que mantêm a saúde e o bem-estar do corpo. A palavra higiene provém do termo grego hugiein? techn?, que significa “arte saudável” e “tenha uma vida vigorosa”. Ao serem formulados produtos de cuidados pessoais para manter a higiene da área genital externa, especificamente a genitália feminina, tais produtos precisam ter atributos diferenciadores. Devem abordar a complexa anatomia da genitália feminina, elementos fisiológicos e seu papel no metabolismo corporal, além das funções reprodutivas.

 

Anatomia Feminina

O canal vaginal está aberto ao meio ambiente por meio dos órgãos genitais externos e é caracterizado por um equilíbrio especial e complexo, que varia conforme os ciclos da vida da mulher. A peculiar multiplicidade de tarefas do canal vaginal já fez com que ele tenha sido referido como o ecossistema vaginal.1

Seu equilíbrio é determinado por três pilares fundamentais: glicogênio no tecido epitelial vaginal;2 atividades das espécies bacterianas saprófitas;3 e presença de ácido láctico.

Entre as inúmeras espécies de micro-organismos que colonizam o organismo humano, os lactobacilos de Dördelein exerce uma influência positiva sobre a área vaginal, pois produz ácido láctico, em condições normais de saúde.3 A presença do ácido láctico determina valores ácidos para o pH local, mais ácido do que em qualquer outro tipo de epiderme.

A presença de glicogênio (isto é, a substância que o lactobacilo usa como matéria-prima para a produção do ácido láctico) é o composto bioquímico-chave. As condições ótimas do canal vaginal incluem abundância de glicogênio, pH estável de 3,5–4,5 e lactobacilos ativos.4 Esse baixo valor do pH evita a proliferação de micro-organismos patogênicos, como cândida, herpes e gardnerella (Gardnerella vaginalis) que podem penetrar no canal vaginal provenientes do ambiente vizinho. Essas espécies