As várias facetas da microencapsulação

Benefícios a setores variados

Produtos mais eficientes

Encapsulantes 

Métodos de microencapsulação 

Lipossomas 

 

As várias facetas da microencapsulação

     Sob o guarda-chuva da tecnologia de microencapsulação existe uma vasta gama de processos e materiais utilizados, que permitem a liberação dos ingredientes ativos de forma controlada, no lugar certo e da maneira desejada, melhorando a performance do produto. A microencapsulação é uma das variantes do processo de encapsulação, que, em síntese, consiste na separação de uma substância de um meio externo, por meio de uma barreira material. Essa barreira, a cápsula, pode interagir física ou quimicamente com a substância, isolando-a e protegendo-a. Esse processo abrange, além das microcápsulas, as nanocápsulas e as macrocápsulas, desenvolvidas para uso tópico.

     A microencapsulação é um procedimento no qual micropartículas sólidas, líquidas ou na forma de dispersões são revestidas por um agente encapsulante, que atua como um filme protetor. As micropartículas contidas no interior das cápsulas são liberadas por meio de estímulos específicos (por ruptura mecânica, conforme a ação da temperatura e do pH, por meio da biodegradação, pela solubilidade no meio e por difusão), agindo no local ou no momento adequado. O processo de microencapsulação é largamente empregado na indústria, por exemplo, nos setores: alimentício, de agrotóxicos, de cosméticos, de pigmentos, gráfico, têxtil, dentre vários outros.

     Materiais micro encapsulados podem ser do tipo microcápsula ou microesfera, sendo que a diferença entre estes está em sua estrutura. Nas microesferas, a substância ativa está distribuída, em estado sólido ou molecular, numa rede polimérica. Já nas microcápsulas, o agente ativo está envolvido por uma “casca”, que é o material encapsulante. A estrutura da microcápsula é composta, portanto, por um núcleo interno – onde está a substância ativa, em forma de gotículas líquidas, partículas sólidas ou pequenas quantidades de gás –, e por um revestimento, normalmente constituído por polímeros de espessuras variáveis. As microcápsulas podem ser polinucleares ou mononucleares, e as microesferas podem ser homogêneas (quando as substâncias ativas estão dissolvidas) ou heterogêneas (quando estão em forma de partículas).