Quebrando Paradigmas com a Nanotecnologia
publicado em 19/04/2020
Betina G Zanetti-Ramos
Nanovetores Tecnologia, Florianópolis SC, Brasil
A aplicação da nanotecnologia em cosméticos faz parte do desenvolvimento de produtos de alto desempenho. Este artigo aborda as vantagens e os desafios encontrados no uso de insumos nanotecnológicos, que vão além das definições regulatórias e passam pela adequação de protocolos clínicos e de metodologias para a quantificação desta nova classe de ativos.
The application of nanotechnology in cosmetics is part of the development of high performance products. This article discusses the advantages and the challenges faced by the cosmetics chemists in this task to use the nanomaterials that go beyond the regulatory definitions, they are in the clinical protocols adaptation and in the development of new methodologies to measure this new kind of active ingredients.
La aplicación de la nanotecnología en cosméticos es parte del desarrollo de produtos de alto rendimiento. Este artículo describe las ventajas y los desafíos que enfrentan los científicos en el uso de insumos nanotecnológicos, que van más allá de las definiciones normativas y pasan por la adecuación de los protocolos clínicos y de metodologias para la cuantificación de esa nueva clase de activos.
Características das Nanopartículas
Aplicações
Conclusão
Nanotecnologia, a ciência do invisível, tem quebrado paradigmas em diversos setores industriais. Certamente não estaríamos diante das inovações incrementais que estamos vivenciando se ela não estivesse presente - e de forma cada vez mais intensa – nos produtos que consumimos.
Exatamente por se tratar de uma plataforma tecnológica com aplicações tão diferenciadas, que vão desde a eletrônica, a construção civil, os dispositivos médicos, os cosméticos, os medicamentos, e os alimentos, entre outros, fica praticamente impossível definir regras e padrões que se adequem a todos. Análises por categorias de aplicação levando-se em conta o tamanho das partículas e a constituição dessas partículas têm norteado as discussões regulatórias nos diversos continentes.
A nanotecnologia movimentou, em 2010, 383 bilhões de dólares, sendo 58 milhões no Brasil. A expectativa para o ano de 2015 é que o mercado global de produtos contendo nanotecnologia alcance 2,6 trilhões de dólares, 2,5 vezes mais do que a previsão que se fez em 2008 para o ano de 2015.1 Este boom tecnológico que a nanotecnologia tem promovido está vinculado aos diferenciais e incrementos de performance que ela propicia aos produtos. Não é novidade para as empresas de cosméticos que a nanotecnologia é a melhor das tecnologias emergentes. Finalmente, a eficácia tão esperada está disponível aos consumidores e é fator decisivo na fidelização dos clientes por uma marca.
Quase todos os principais fabricantes mundiais de cosméticos usam nanotecnologia em seus produtos. Lancôme, marca premium da L´Oréal, foi a pioneira a fabricar um creme facial contendo nanocápsulas de vitamina E. Posteriormente, Estée
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Ramos BGZ, Pasa TBC. O desenvolvimento da nanotecnologia: cenário mundial e nacional de investimentos. Rev Bras Farm 89(2):95-101, 2008
2. Ereno D. Beleza fundamentada. Pesquisa Fapesp 146:80-86, 2008
3. FDA. Guidance for Industry: Safety of Nanomaterials in Cosmetic Products. Disponível em: http://www.fda.gov/Cosmetics/GuidanceRegulation/GuidanceDocuments/ucm300886.htm. Acesso em: 29 de janeiro de 2015
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.