Critérios Básicos para a Promoção de Cosméticos
publicado em 19/04/2020
Chris Flower, PhD
Cosmetic, Toiletry and Perfumery Association (CTPA), Londres, Reino Unido
Comunicar os atributos é essencial para a promoção e a comercialização de produtos cosméticos. Entretanto, há regulações sanitárias legais e éticas para o uso correto de apelos, quer no rótulo quer na propaganda do produto. Este artigo aborda a regulação em vigor na União Europeia (UE).
Claims attributes is essential for the promotion and marketing of cosmetic products. However, there are regulations from health, legal and ethical for the correct use of these claims, either on the product label or in media advertising. This article discusses the regulation in force in the European Union (EU).
Informar los atributos es esencial para la promoción y comercialización de produtos cosméticos. Sin embargo, hay normas de salud, legales y éticas para el uso correcto de los claims, ya sea en la etiqueta o en la publicidad del producto. Este artículo aborda la normativa vigente en la Union Europea (UE).
Conformidade Legal
Confiança
Suporte de Evidências
Honestidade
Lealdade
Tomada de Decisão Consciente
Reações
Os apelos em produtos cosméticos são uma via essencial para os fabricantes explicarem aos clientes o que o produto faz e porque os consumidores deveriam preferi-lo a qualquer outro produto. Se um fabricante fizer apelos falsos ou enganosos, provavelmente ele estará abrindo mão de seu ativo mais precioso, o consumidor fiel.
Porém, se uma pessoa faz a apresentação criativa dos benefícios de seu produto, esses podem ser entendidos como apelos enganosos por outra pessoa; portanto, é preciso estabelecer regras que estipulem limites para os apelos.
Durante anos, as normas que regem os apelos na UE foram estabelecidas pelos órgãos regulatórios dos estados-membros, como a Advertising Standards Authority, no Reino Unido, cujos códigos da prática da propaganda não somente se aplicam às regulamentações sobre a publicidade, mas também levam em consideração temas como as características nacionais e os padrões de bom gosto e decoro. Não houve mudanças nessa bem estabelecida forma de assegurar que a publicidade seja legal, bem-comportada, honesta e confiável, e que o sistema de autorregulação prevalecerá nos estados-membros da UE. De acordo com as diretrizes sobre cosméticos da UE, é exigido dos fabricantes que garantam a comprovação dos apelos e que
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. European Cosmetics Regulation 1223/2009, Official J of European Union L342:59-209, 2009
2. Guidelines to Commission Regulations (EU) 655/2013, Official J of European Union L190:31-34, 2013
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.