Nova Tecnologia em Emulsionantes
Avaliação Experimental
Resultados e Discussão
Conclusão

 

Tinturas capilares são amplamente utilizadas para promover a mudança da cor dos cabelos, ou a cobertura de fios brancos, e a demanda por esse tipo de produto está em ascensão em toda a América Latina. Com o envelhecimento da população, os tratamentos para coloração são cada vez mais utilizados com o intuito de mascarar os fios grisalhos indesejados e proporcionar aparência mais jovem aos consumidores. Estudos recentes indicam que as mulheres brasileiras, especialmente acima de 40 anos de idade, são as maiores consumidoras de produtos para coloração, com penetração alcançando 98%. Além disso, o Brasil detém 12,5% do mercado mundial de produtos para cabelo, ocupando a segunda posição no ranking mundial. Isto porque o cuidado com os cabelos é essencial para as brasileiras. Apesar da importante participação dessa categoria de produtos no mercado cosmético, algumas questões, como duração da coloração, uniformidade da cor, irritação do couro cabeludo e odor desagradável durante a aplicação, são preocupações frequentes entre os consumidores.

A coloração permanente é composta basicamente por um sistema contendo duas formulações: uma fórmula-base de tintura, que contém os corantes oxidativos e os agentes alcalinizantes, e uma base reveladora com peróxido de hidrogênio.

Os agentes alcalinizantes são utilizados na fórmula-base de tintura para promover a abertura das cutículas e permitir a entrada dos corantes no córtex da fibra capilar. Sua presença na formulação é indispensável para proporcionar boa coloração e maior durabilidade da cor nos fios. Embora diferentes agentes alcalinizantes (amônia, monoetanolamina, aminometil propanol) sejam comumente utilizados, a amônia está presente com maior frequência nas bases de coloração capilar, pois apresenta melhor performance alcalinizante, promove o inchaço da matriz de queratina e facilita a penetração dos corantes no interior da fibra capilar. Dessa forma, garante a melhor performance da coloração.

Apesar dos benefícios oferecidos pela amônia, seu odor forte e irritante é uma característica que incomoda muitos