Estabilidade Microbiológica de Cosméticos em Uso
publicado em 19/04/2020
Nadine Bresciani, Valérie Poulet, Nathalie Collard
Anemcoli, Lille, França
Raphaél Dugue
Laboratoire Midac, Loos, França
Os autores propõem uma abordagem para avaliar a estabilidade microbiana de um produto durante o uso, conhecida como teste microbiológico de uso (MUT) e aplicam essa técnica em estudos de caso para prever o risco microbiológico de produtos comerciais. O teste descrito vem sendo usado com sucesso no desenvolvimento de cosméticos.
The authors propose an approach to assess the microbial stability of a product during use, referred to as the Microbiological Use Test (MUT), and apply this analysis in case studies to predict the microbiological risk of comercial products. The described test has been used successfully in the development of cosmetics.
Los autores proponen un enfoque para evaluar la estabilidad microbiana de um producto durante uso, denominado de Pruebas Microbiológicas de Uso (MUT), y aplicar este análisis en el caso estudios para predecir el riesgo microbiológico de los productos comerciales. El ensayo descrito ha sido utilizado con éxito en el desarrollo de cosméticos.
Projeto Experimental
Protocolo da Análise e Outras Considerações
Procedimentos da Amostragem
Especificidades da Avaliação
Avaliações MUT
Avaliações de Produto Comercia
Discussão: MUT versus AET
Conclusão
O objetivo do teste de eficácia antimicrobiana (AET), quando é realizado durante o desenvolvimento de um produto cosmético, é prever a estabilidade microbiana e a segurança do consumidor durante o uso do produto. O projeto do AET inclui cepas microbianas referidas e critérios de aceitação. Contudo, os AETs não incluem situações específicas resultantes de seu uso pelo consumidor. Por exemplo, situações como: a flora microbiana encontrada em ambientes normais; o impacto de acessórios e embalagens; desafios repetidos; variabilidade das condições ambientais; e possibilidade de inoculação localizada, como nas tampas.
Portanto, foi considerado necessário desenvolver um novo teste para aprimorar a pesquisa. Neste artigo, os autores propõem uma abordagem para avaliar a estabilidade microbiana de um produto durante o uso, chamado teste microbiológico de uso (MUT) e aplicar essa análise em alguns estudos de caso para prever o risco microbiológico de produtos comerciais. O teste
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
NF EN ISO 11930. Evaluation of the antimicrobial protection of a cosmetics product, available for purchase. Disponível em: www.iso.org/iso/catalogue_detail?csnumber=51037. Acesso em: junho 2012
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.