Todos os Caminhos Levam à Sustentabilidade
publicado em 01/04/2020
Erica Franquilino - Jornalista
Todos os caminhos levam à sustentabilidade
Bom negócio | ustentabilidade no papel
P&G Brasil : Em busca de parcerias
Sustentabilidade no dia a dia | Percepção do consumidor brasileiro
Pepsico: Redução 25% do consumo de água na AL
Todos os caminhos levam à sustentabilidade
Você vive de maneira sustentável? É bem provável que sim, em alguma medida, uma vez que separar o lixo por materiais, não desperdiçar água e economizar energia são hábitos que vem se firmando na rotina dos brasileiros. No entanto, sabemos que a preocupação com a sustentabilidade vai muito além dessas pequenas ações, envolvendo múltiplos aspectos – ainda que seja um sinal de conscientização o simples ato de fechar a torneira enquanto se escova os dentes. No ambiente empresarial, produzir de forma sustentável é condição sine qua non para garantir a competitividade no mercado e, em alguns casos, a própria sobrevivência do negócio. A indústria cosmética também tem feito sua parte, investindo em tecnologias mais limpas, no desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental e esforçando-se, assim como acontece em outros setores, para transmitir esses valores ao consumidor.
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), definiu, em 1987, no documento “Nosso Futuro Comum”, que o desenvolvimento sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Sob o guarda-chuva da sustentabilidade está uma grande variedade de aspectos, que vão muito além da noção de proteção ao meio ambiente, como: a relação entre os valores sociais e econômicos da sociedade; a redução do impacto ambiental nos processos de manufatura; a preservação e o uso racional dos recursos naturais; as ações para a melhoria das condições de vida das pessoas; a reciclagem de materiais; o investimento em energias renováveis; o consumo consciente, além de outras variáveis que implicam mudanças de comportamento em todas as esferas do convívio humano, cujos resultados aparecerão em longo prazo.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.