Doses de saúde e beleza

Dados de mercado

Complemento de uma dieta saudável

 

Doses de saúde e beleza

     A despeito de padrões estéticos, vivemos um momento no qual é fácil constatar a estreita relação entre sentir-se belo e sentir-se bem. Nessa visão mais integrada do ser humano, os cuidados com a beleza e com a saúde do corpo caminham atrelados.  Alinhados a esse contexto, os nutricosméticos ganham força no mercado, sob a premissa de oferecer “beleza de dentro para fora”. A expressão, comumente associada ao uso desses produtos, tem justificativa: ao produzir efeitos benéficos à saúde da pele, das unhas e dos cabelos, esses suplementos proporcionam, consequentemente, ganhos estéticos.

     Nutricosméticos são compostos suplementares que combinam nutrientes específicos para a pele, os cabelos e as unhas. Esses suplementos normalmente incluem substâncias já utilizadas pelo corpo e que oferecem propriedades de proteção ou regeneração. Em forma de pílulas, líquidos ou alimentos, eles prometem benefícios como redução da queda capilar, melhora do aspecto da pele, fortalecimento das unhas, proteção contra raios solares e diminuição da celulite. Esses suplementos são elaborados com vitaminas, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, extratos botânicos, minerais, betacaroteno, colágeno, entre outras substâncias.

     A primeira marca de nutricosméticos foi a francesa Oenobiol, criada em 1985. O produto foi fruto do trabalho da médica e nutricionista Marie Béjot. Depois de especializar-se em estética médica, no final dos anos 1970, ela se dedicou ao desenvolvimento de um conceito de beleza aliado à nutrição, elaborando suplementos para atender às necessidades específicas de seus pacientes.