Beleza correta ecologicamente

Certificações diferenciadas | Natural é diferente de orgânico

Mercado promissor | Seriedade do fabricante versus apelo de marketing

De olho na embalagem | Fabricantes conscientes

Fornecedores certificados

 

Beleza correta ecologicamente

     Na onda dos cosméticos “ecologicamente corretos” estão os orgânicos, fabricados com ingredientes que seguem normas de qualidade e sustentabilidade estabelecidas por agências certificadoras capazes de garantir, ao consumidor final, a qualidade orgânica dos produtos adquiridos. No Brasil, as agências que certificam os cosméticos orgânicos são:

• Instituto Biodinâmico (IBD Certificações), fica em Botucatu, no interior do estado de São Paulo, e realiza – há mais de dez anos – a certificação orgânica e biodinâmica para o Brasil e os outros países do Mercosul. É credenciada na Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (Ifoam), além de ser credenciado na Comunidade Europeia, por meio do órgão alemão Deutsche Akkreditierungsrat (DAR);

• Ecocert Brasil, com sede em Florianópolis (SC), chegou ao País no início de 2001. É uma representação da empresa francesa Ecocert, que faz parte do European Cosmetics Standards Working Group (Cosmos), e é formado também pelas instituições BDIH (Alemanha), Cosmebio (França), Icea (Itália) e Soil Association (Inglaterra) e têm por objetivo harmonizar os padrões de cosméticos orgânicos.

 

Certificações diferenciadas

     Como ainda não há normas brasileiras para a certificação de cosméticos orgânicos, o IBD Certificações tem sua própria norma para o mercado brasileiro, que, segundo Alexandre Harkaly, diretor do IBD, segue as normas mais avançadas do exterior para cosméticos orgânicos. De acordo com o diretor do Instituto, o fabricante que usar o mínimo de 95% de ingredientes orgânicos pode ter o selo IBD Orgânico e o EcoSocial. Contendo de 70 a 95%, o produto é certificado como utilizando ingredientes orgânicos. Quem usa menos que 70% de ingredientes orgânicos pode ter o selo Ingredientes Naturais e ser certificado ainda com o selo integra. “Além disso, o IBD passou por treinamento recente e será a única certificadora Latino-americana a operar com o selo NaTrue, o melhor e mais rigoroso selo para cosméticos orgânicos e naturais, usado pelos pioneiros e líderes de mercado, como Dr. Hauschka, Weleda e Primavera”, diz Harkaly. Outra norma é a NSF 305. “É uma nova norma do grupo NSF, porém é uma norma aberta. O IBD coopera com essa certificadora para criar uma rede de certificação. A NSF 305 será o mais importante selo para cosméticos naturais e orgânicos nos EUA”, complementa o diretor do Instituto. Com esses dois selos e com o selo IBD para o território brasileiro, o IBD Certificações se coloca na vanguarda de certificação de cosméticos naturais e orgânicos. “O cliente IBD tem todas as condições de atuar em qualquer mercado, com os mais criteriosos selos dos melhores mercados”, comenta Harkaly.