Benchmarking em busca do melhor
publicado em 01/03/2020
Kátia Neves - Jornalista
Benchmarking em busca do melhor
A estratégia de cada necessidade
Benchmarking em busca do melhor
A realidade empresarial se constitui de constantes mudanças no ambiente organizacional. Isso ocorre porque o mundo dos negócios está cada vez mais complexo, diante das estratégias implementadas pelos concorrentes e das necessidades e expectativas apresentadas pelos clientes. Essa complexidade, que atinge hoje a realidade empresarial, requer das empresas habilidades gerenciais específicas para se decidir e agir num cenário de riscos e incertezas. É importante que as resoluções não sejam tomadas de forma traumática, mas é fundamental que elas sejam fruto de ações executadas com rapidez. Sendo assim, as empresas procuram desenvolver ferramentas capazes de auxiliá-las no monitoramento do seu desempenho no mercado em que atuam, em busca de melhores práticas que as conduzam à maximização de sua performance, garantindo assim que tenham vantagem competitiva.
Segundo o diretor da MR Business Consultoria Empresarial (Ribeirão Preto SP) e consultor especialista em Gestão Empresarial, Ricardo Motta, a criação e a implementação de estratégias de negócios fazem parte das funções básicas da gestão de uma empresa para produzir um desempenho organizacional de sucesso. Uma dessas estratégias é o benchmarking, que consiste na comparação do desempenho de uma organização ao de outras organizações, consideradas bons referenciais, e em identificar e adaptar para si as melhores práticas dessas organizações. Uma empresa pode comparar seu desempenho ao de empresas líderes do segmento, de concorrentes importantes ou ainda de organizações de outros ramos.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.