Benchmarking em busca do melhor

Como surgiu o termo

A estratégia de cada necessidade

Aplicação na prática

Ética, acima de tudo

Benchmarking Ambiental

 

Benchmarking em busca do melhor

     A realidade empresarial se constitui de constantes mudanças no ambiente organizacional. Isso ocorre porque o mundo dos negócios está cada vez mais complexo, diante das estratégias implementadas pelos concorrentes e das necessidades e expectativas apresentadas pelos clientes. Essa complexidade, que atinge hoje a realidade empresarial, requer das empresas habilidades gerenciais específicas para se decidir e agir num cenário de riscos e incertezas. É importante que as resoluções não sejam tomadas de forma traumática, mas é fundamental que elas sejam fruto de ações executadas com rapidez. Sendo assim, as empresas procuram desenvolver ferramentas capazes de auxiliá-las no monitoramento do seu desempenho no mercado em que atuam, em busca de melhores práticas que as conduzam à maximização de sua performance, garantindo assim que tenham vantagem competitiva.

     Segundo o diretor da MR Business Consultoria Empresarial (Ribeirão Preto SP) e consultor especialista em Gestão Empresarial, Ricardo Motta, a criação e a implementação de estratégias de negócios fazem parte das funções básicas da gestão de uma empresa para produzir um desempenho organizacional de sucesso. Uma dessas estratégias é o benchmarking, que consiste na comparação do desempenho de uma organização ao de outras organizações, consideradas bons referenciais, e em identificar e adaptar para si as melhores práticas dessas organizações. Uma empresa pode comparar seu desempenho ao de empresas líderes do segmento, de concorrentes importantes ou ainda de organizações de outros ramos.