O Poder da Aditividade Sensorial
publicado em 25/04/2020
John Jiménez, Daniel Sánchez
Centro de Inovação e Desenvolvimento, Belcorp, Colômbia
A experiência de marca consiste na união de todos os elementos estáticos que o consumidor encontra diante de um produto: a experiência de uso, a cor, logotipos, marca etc. A teoria da aditividade sensorial está baseada na integração multissensorial, segundo a qual quando os estímulos sensoriais são combinados de forma adequada, pode-se aumentar a percepção positiva sobre um produto. Da mesma forma, se os estímulos sensoriais percebidos são combinados de forma errônea, a percepção do produto pode ser afetada negativamente. Aproveitar as vantagens da aditividade sensorial pode refletir em melhor experiência com a marca e, portanto, em maior fidelidade do consumidor.
Brand experience is the union of all static elements that consumer finds daily when is in front of a product: the experience of use, color, logos, brand, etc. The sensory additivity theory is based on multisensory integration, it says that when sensory stimuli are combined properly, positive perception about a product can be increased. In the same way, if the sensory stimuli are incorrectly combined, the final product perception can be affected. Take advantage of the additive can be reflected in a better brand experience and therefore more fidelity by the consumer.
La experiencia de marca consiste en la unión de todos los elementos estáticos que el consumidor encuentra diariamente frente a un producto: la experiencia de uso, el color, logotipos, la marca, etc. La teoría de la aditividad sensorial se basa en la integración multisensorial, esta dice que cuando los estímulos sensoriales se combinan de forma adecuada, se puede aumentar la percepción positiva sobre un producto. De la misma forma, si los estímulos sensoriales se combinan de forma errónea, se puede afectar de manera negativa la percepción final del producto. Aprovechar las ventajas de la aditividad se puede ver reflejado en una mejor experiencia de marca y por tanto em una mayor fidelidad por parte del consumidor.
Aditividade Sensorial
Métodos, Análise e Resultados
Conclusões
Especialistas mundiais no campo do neuromarketing, como Martin Lindstrom, dos Estados Unidos, e Charles Spencer, da Inglaterra, vêm demonstrando que, quando um produto interage de forma integral com maior número de sentidos, consegue-se mais lealdade em relação à marca por parte do consumidor. Isso significa uma grande oportunidade para que os cosméticos tenham maior aceitação, já que o cérebro é um órgão multissensorial e, quando se muda um atributo como o som ou a cor, produz-se um impacto na experiência total em relação ao produto. Isso quer dizer que os sentidos estão totalmente conectados entre si, não trabalham isoladamente. A Figura 1 ilustra as últimas teorias de neurociência cognoscitiva (relacionada à capacidade de aprender), que demonstram que os sentidos estão conectados entre si no âmbito cerebral e, portanto, a percepção de um produto é multissensorial e pode ter duas conotações:
- Aditividade sensorial: quando a integração produz uma sinergia entre a percepção e o produto, o qual é muito melhor percebido.
- Supressão sensorial: quando a integração produz um efeito contrário e o produto é percebido de forma menos agradável.
O objetivo deste artigo é validar a teoria da aditividade sensorial mediante o desenho de uma metodologia que permita determinar o impacto da combinação de acordes cromáticos e estímulos sensoriais sobre a percepção do produto.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Braidot N. Neuromarketing. Gestión 2000. Barcelona, 2009
2. Heller E. Psicología del color. Cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón. Editorial Gili. Barcelona, 2011
3. Lindstrom M. Brandwashed. El lavado de cerebro de las marcas. Editorial Norma. Colombia, 2011
4. Lindstrom M. Brand Sense. Sensory secrets behind the stuff we buy. Free Press. EUA, 2005
5. Malfi tano O. Neuromarketing. Cerebrando negocios y servicios. Ediciones Granica, Argentina, 2007
6. Matlin M. Sensación y Percepción. 3ª. edición. Pearson Educación. México, 1996
7. Pradeep AK. The Buying brain. Library of Congress, EUA, 2010
8. Stein B. The new handbook of multisensory processing. Massachusetts Institute of Technology, EUA, 2012
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.