Aditividade Sensorial
Métodos, Análise e Resultados
Conclusões

 

 

Especialistas mundiais no campo do neuromarketing, como Martin Lindstrom, dos Estados Unidos, e Charles Spencer, da Inglaterra, vêm demonstrando que, quando um produto interage de forma integral com maior número de sentidos, consegue-se mais lealdade em relação à marca por parte do consumidor. Isso significa uma grande oportunidade para que os cosméticos tenham maior aceitação, já que o cérebro é um órgão multissensorial e, quando se muda um atributo como o som ou a cor, produz-se um impacto na experiência total em relação ao produto. Isso quer dizer que os sentidos estão totalmente conectados entre si, não trabalham isoladamente. A Figura 1 ilustra as últimas teorias de neurociência cognoscitiva (relacionada à capacidade de aprender), que demonstram que os sentidos estão conectados entre si no âmbito cerebral e, portanto, a percepção de um produto é multissensorial e pode ter duas conotações:

     - Aditividade sensorial: quando a integração produz uma sinergia entre a percepção e o produto, o qual é muito melhor percebido.

     - Supressão sensorial: quando a integração produz um efeito contrário e o produto é percebido de forma menos agradável.

FIGURA1.png

    

O objetivo deste artigo é validar a teoria da aditividade sensorial mediante o desenho de uma metodologia que permita determinar o impacto da combinação de acordes cromáticos e estímulos sensoriais sobre a percepção do produto.