Hidratação e Pele
Método para Umectação
Voluntários
Tipos de avaliação
Procedimento
Resultados
Método Emoliente
Conclusão

 

Testar produtos de consumo e procedimentos para implementar protocolos para fundamentar apelos mercadológicos está se tornando, cada vez mais, um dos tópicos mais citados no processo de desenvolvimento de produtos. Seja uma empresa terceirista que fabrica produtos cosméticos para marcas independentes, seja uma empresa multinacional fabricante, a corrida para igualar (ou, pelo menos, para melhorar) seus apelos aos que constam na embalagem de seus concorrentes, é de grande importância para formar uma base segura no mercado relevante e para o público-alvo. Uma das principais áreas de substanciação de apelo nos cosméticos modernos – embora seja uma das que menos excitam a verbosidade dos departamentos de marketing – é a umectação da pele. No século 21, a maioria dos produtos e das afirmações dos departamentos de P&D, de marketing, e de formulação de cosméticos visa, de uma forma ou de outra, diferenciar seus produtos dos itens de seus concorrentes, para criar uma marca de sucesso e gerar lucros.

Embora este autor não possa negar que a capacidade de hidratação pode trazer alívio às pessoas que sofrem com pele flocosa, sentindo-a coçar ou irritada e ressecada, seria imprudente não reconhecer o engano mercadológico que há no setor de hidratação. Mesmo que um produto esteja legitimamente substanciado por dar hidratação de 96 horas, ele sempre levanta dúvidas, como: Por que esse consumidor, “consciente de sua pele”, precisa de hidratação ininterrupta, sem reaplicação ou limpeza, por quatro dias seguidos?; será que é preciso, realmente, hidratar artificialmente a pele?

Embora este autor tenha escrito muitos textos sobre ”sensacionalização da sensação”, este artigo não é um deles. No presente artigo o autor espera, proporcionar as informações necessárias para ajudar os leitores a conhecer os processos de teste aplicados para legitimar os apelos da embalagem sobre a capacidade do produto X. Em um mundo ideal, cada membro da equipe de desenvolvimento de produto deveria conhecer esse processo, para lançar um produto mais eficiente e com a