Ativos Naturais e Idênticos aos Naturais
Ativos Vegetais Anti-inflamatórios e Antioxidantes
Peptídeos Naturais para Antienvelhecimento
Conclusão

 

Para combater os sete sinais do envelhecimento, conforme foi divulgado pela P&G na campanha Olay Total Effects, uma formulação deve enfocar: linhas e rugas, perda de firmeza, poros visíveis diferenças na tonalidade da pele e em sua textura, opacidade e ressecamento. A abordagem desses sinais deve começar com um veículo que hidrate a pele, fornecendo-lhe uma camada emoliente que reforce sua barreira natural contra a perda de hidratação, e tenha umectantes suficientes para ajudar a reter a umidade da pele, de modo a manter a plasticidade do estrato córneo (SC).

A composição de tal veículo também deve otimizar a liberação de ativos naturais da fórmula, uma propriedade mencionada pelo saudoso Johann Wiechers, PhD.1

Visando proporcionar aos consumidores um benefício antienvelhecimento, os produtos acabados e os ingredientes precisam atuar na melhora tanto da firmeza da pele quanto das linhas e rugas. A perda de firmeza, atribuída principalmente à perda do suporte dérmico subjacente, é um sinal do envelhecimento da pele e a causa da maioria das linhas e rugas. Assim, o melhor desempenho dessa matriz subjacente para melhorar a aparência da pele deve ser um atributo-chave na atuação de produto antienvelhecimento.

Algumas bases de dados e alguns compêndios são úteis para pesquisar ingredientes botânicos e fitoquímicos, para criar apelos e para a substanciação dos apelos.2-4 Por exemplo, o International Cosmetic Ingredient Dictionary & Handbook, 14ª edição, traz uma lista com mais de 2.500 espécies de plantas, com mais de 250.000 espécies conhecidas de plantas vasculares.

Desde a aprovação do Dietary Supplement Health and Education Act (DSHEA) S.784, em 1994, o uso de ingredientes botânicos e de seus constituintes como produtos com potencial de suplementação dietética vem ganhando popularidade.5 Essa aceleração na pesquisa e no marketing de ingredientes botânicos revigorou o segmento de cuidado pessoal, que,